Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

FURG será palco sobre eventos de Saúde Mental e Direitos Humanos, dando destaque para populações periféricas

VI Saúde Mental e Direitos Humanos, juntamente com a V Mostra de Saúde Coletiva, cujo tema central será "Interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos"


Por Larissa Rodrigues Publicado 28/08/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (90)
Foto: Reprodução\Internet

Nesta terça-feira, (28), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) será o palco do VI Saúde Mental e Direitos Humanos, juntamente com a V Mostra de Saúde Coletiva, cujo tema central será ‘Interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos’. Os eventos, promovidos pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marítimos (Gesecm) da Furg, em colaboração com a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) e com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), acontecerão no auditório principal do Cidec-Sul.

As discussões vão além dos temas tradicionais, abrangendo questões centrais como saúde mental, direitos humanos e saúde coletiva. Serão apresentados trabalhos focados em políticas públicas, práticas de cuidado e o papel dos movimentos sociais. Os debates vão enfatizar a relevância da saúde periférica em situações de emergência e desastres, além de abordar a importância do movimento antimanicomial e as mudanças trazidas pela reforma psiquiátrica.

O evento contará com mesas-redondas compostas por especialistas e ativistas, entre eles Maria Luísa Pereira de Oliveira e Luiz Possedonio, que discutirão os desafios enfrentados na garantia de direitos fundamentais durante crises. Haverá também uma mesa especial dedicada a destacar o papel ativo dos usuários dos serviços de saúde mental, com a participação da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMPE).

Os trabalho que serão apresentados no evento estarão disponíveis nos canais da FURG.