FURG será palco sobre eventos de Saúde Mental e Direitos Humanos, dando destaque para populações periféricas
VI Saúde Mental e Direitos Humanos, juntamente com a V Mostra de Saúde Coletiva, cujo tema central será "Interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos"
Nesta terça-feira, (28), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) será o palco do VI Saúde Mental e Direitos Humanos, juntamente com a V Mostra de Saúde Coletiva, cujo tema central será ‘Interfaces entre Saúde Periférica e Direitos Humanos’. Os eventos, promovidos pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marítimos (Gesecm) da Furg, em colaboração com a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) e com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), acontecerão no auditório principal do Cidec-Sul.
As discussões vão além dos temas tradicionais, abrangendo questões centrais como saúde mental, direitos humanos e saúde coletiva. Serão apresentados trabalhos focados em políticas públicas, práticas de cuidado e o papel dos movimentos sociais. Os debates vão enfatizar a relevância da saúde periférica em situações de emergência e desastres, além de abordar a importância do movimento antimanicomial e as mudanças trazidas pela reforma psiquiátrica.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O evento contará com mesas-redondas compostas por especialistas e ativistas, entre eles Maria Luísa Pereira de Oliveira e Luiz Possedonio, que discutirão os desafios enfrentados na garantia de direitos fundamentais durante crises. Haverá também uma mesa especial dedicada a destacar o papel ativo dos usuários dos serviços de saúde mental, com a participação da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMPE).
Os trabalho que serão apresentados no evento estarão disponíveis nos canais da FURG.