Governador anuncia ampliação de mais 90 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em 2025
Prioridade do governo, Rede Estadual terá 296 instituições nesse modelo, dobrando número de 2023
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira (8), a expansão das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2025, o governo incluirá 90 novas escolas em 68 municípios, elevando para 296 o total de instituições com esse modelo, mais que o dobro do número registrado em 2023..
Desde sua implementação em 2018, o Ensino Médio em Tempo Integral oferece uma carga horária ampliada e uma formação voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes. Dessa maneira, o modelo vai além do aspecto intelectual, abrangendo também os componentes físicos, emocionais, sociais e culturais dos alunos.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Adicionalmente, além da carga horária estendida, o currículo das escolas integrais inclui componentes como projeto de vida, estudos orientados, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais. Outro ponto importante é que as escolas também oferecem quatro refeições diárias, o que garante melhores condições para a permanência dos estudantes nas instituições.
Com isso, 27% das escolas de Ensino Médio no estado se tornarão integrais, e o governo pretende alcançar 50% de escolas integradas até 2026.
Além disso, o governo enfatiza que o modelo tem apresentado resultados positivos na redução da evasão escolar. De fato, dados indicam que alunos das escolas integrais têm 17% mais chances de ingressar no ensino superior do que os alunos das escolas regulares. Estudos realizados, por exemplo, em Pernambuco, demonstram que esses estudantes tendem a alcançar salários mais altos após a conclusão do ensino médio.
Por fim, com a expansão, o governo busca ampliar a oferta de educação de qualidade em tempo integral, promovendo uma formação mais completa e voltada para o desenvolvimento integral dos jovens.
Confira a Lista das novas escolas que terão ensino médio em tempo integral:
Leia também
Programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas é criado pelo MEC