Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Governador anuncia ampliação de mais 90 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em 2025

Prioridade do governo, Rede Estadual terá 296 instituições nesse modelo, dobrando número de 2023


Por Redação Clic Pelotas Publicado 08/11/2024
Ouvir: 00:00
A (34)
Foto: Rede social

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira (8), a expansão das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2025, o governo incluirá 90 novas escolas em 68 municípios, elevando para 296 o total de instituições com esse modelo, mais que o dobro do número registrado em 2023..

Desde sua implementação em 2018, o Ensino Médio em Tempo Integral oferece uma carga horária ampliada e uma formação voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes. Dessa maneira, o modelo vai além do aspecto intelectual, abrangendo também os componentes físicos, emocionais, sociais e culturais dos alunos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Adicionalmente, além da carga horária estendida, o currículo das escolas integrais inclui componentes como projeto de vida, estudos orientados, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais. Outro ponto importante é que as escolas também oferecem quatro refeições diárias, o que garante melhores condições para a permanência dos estudantes nas instituições.

Com isso, 27% das escolas de Ensino Médio no estado se tornarão integrais, e o governo pretende alcançar 50% de escolas integradas até 2026.

Além disso, o governo enfatiza que o modelo tem apresentado resultados positivos na redução da evasão escolar. De fato, dados indicam que alunos das escolas integrais têm 17% mais chances de ingressar no ensino superior do que os alunos das escolas regulares. Estudos realizados, por exemplo, em Pernambuco, demonstram que esses estudantes tendem a alcançar salários mais altos após a conclusão do ensino médio.

Por fim, com a expansão, o governo busca ampliar a oferta de educação de qualidade em tempo integral, promovendo uma formação mais completa e voltada para o desenvolvimento integral dos jovens.

Confira a Lista das novas escolas que terão ensino médio em tempo integral:

Leia também

Programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas é criado pelo MEC