Imigração Alemã completa 200 anos nesta quinta-feira
Foi nesse dia que os primeiros 39 imigrantes chegaram à então colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul
A história da imigração alemã para o Brasil completa oficialmente 200 anos nesta quinta-feira (25). Foi nesse dia que os primeiros 39 imigrantes chegaram à então colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Entre os motivos para saída do país de origem, estão guerras, pobreza, fome e busca por trabalho.
Alemanha
O país está localizado no coração da Europa e é conhecido por sua rica história e cultura diversificada, além da influência significativa em diversas áreas. A região, também chamada de Germânia, teve contato com o Império romano antes do ano 100 DC. Sua unificação ocorreu apenas em 1871. Até este ano, vivia diversos conflitos internos.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A vinda ao Brasil
Com imensas pressões econômicas, políticas e sociais na Alemanha, muitos alemães deixaram seu país no século XIX. Eles buscavam melhores oportunidades de vida, liberdade religiosa (em sua maioria Luteranos) e refúgio de conflitos e instabilidade presentes em sua terra natal.
Segundo estimativas, entre 1878 e 1892, mais 7 milhões de alemães deixaram a Alemanha, sendo que a grande maioria emigrou para os Estados Unidos.
A imigração europeia aumentou significativamente para suprir a demanda por mão de obra nas plantações de café do Brasil após a abolição do tráfico negreiro. Além disso, no Sul do Brasil, havia uma necessidade urgente do governo de promover o povoamento da região para estimular o desenvolvimento econômico e consolidar o território, levando, assim, ao oferecimento inicial de terras aos imigrantes alemães.
Os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Brasil durante o reinado de D. Pedro I e se estabeleceram principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país. A colônia alemã de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, foi fundada em 1824, marcando o início dessa presença alemã no Brasil.
A diferença entre alemão e pomerano
Embora os pomeranos que vivem no Brasil sejam normalmente chamados de alemães, pois vieram do Império Alemão, não são o mesmo povo. Os pomeranos viviam em região no norte do que hoje é Alemanha e Polônia, às margens do Mar Báltico. Um povo agricultor e simples, que em sua maior parte do tempo esteve subjugado a outros reinos e impérios.
A própria língua alemã é completamente diferente da língua falada pelos pomeranos. Ainda assim, é comum que pomeranos também se identifiquem com toda cultura alemã presente no Brasil.