Orquestra Estudantil do Areal celebra 10 anos com concerto que une clássicos e música popular
A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Estudantil de Pedro Osório, que executou a imponente 9ª Sinfonia de Beethoven, seguida por apresentações da Orquestra de Pelotas
Na noite de quarta-feira (13), a Orquestra Estudantil do Areal comemorou uma década de atividade com um concerto especial que envolveu músicos de várias gerações e cidades. O espetáculo, realizado no palco da instituição que deu origem à orquestra, a Escola de Ensino Médio Areal (conhecida anteriormente como Ginásio do Areal), contou com a participação de grupos musicais de Pelotas e Pedro Osório, além da banda Doidivanas, que apresentou músicas inéditas ao lado da Orquestra do Areal.
📱Receba as notícias do Clic pelotas no seu Whatsapp
A Orquestra Estudantil de Pelotas e a Orquestra Estudantil de Pedro Osório, ambas originadas do projeto idealizado pela professora, musicista e regente Lys Ferreira, também marcaram presença, trazendo ainda mais brilho à celebração. O concerto foi uma verdadeira fusão de diferentes estilos musicais, com peças de compositores clássicos como Beethoven e Vivaldi, além de músicas populares de Alceu Valença e Ben E. King, entre outros.
A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Estudantil de Pedro Osório, que executou a imponente 9ª Sinfonia de Beethoven, seguida por apresentações da Orquestra de Pelotas, que, desde sua criação em 2018, já conta com 70 integrantes, incluindo estudantes da rede municipal e filhos de professores. As aulas e os ensaios são realizados na Casa da Música, no espaço cedido pela Secretaria de Cultura de Pelotas.
A Orquestra Estudantil do Areal, formada por cerca de 40 integrantes a partir dos 12 anos, é composta por alunos e ex-alunos que, após ingressarem nos cursos superiores de Música da UFPel, continuam a tocar e a dar aulas para novos músicos. O trabalho de musicalização infantil, desenvolvido com alunos do 4º e 5º ano, é coordenado pela própria Lys Ferreira, que também assume a direção artística da orquestra.
A comemoração dos dez anos da Orquestra Estudantil do Areal foi descrita como uma noite memorável, que mostrou a força do projeto não só na formação de novos músicos, mas também na criação de uma rede de ensino e aprendizagem musical que transcende gerações e cidades.
leia também