Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Pelotas celebra as festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá com grande entusiasmo

Uma programação mobilizou a cidade, reunindo milhares de fiéis e destacando a tradição religiosa e cultural em sua 67ª edição.


Por Redação Clic Pelotas Publicado 03/02/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-02-03T110052.368
Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas

A cidade de Pelotas celebrou com muita animação as tradicionais festas em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, reunindo milhares de pessoas neste fim de semana. No sábado (1º), começou a programação na Colônia de Pescadores Z3 e no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), com uma série de atividades culturais e religiosas. O destaque foi a procissão luminosa por terra, que percorreu as ruas da Colônia Z3, e a procissão lacustre, que levou a imagem de Iemanjá até a gruta dedicada à santa, no Balneário dos Prazeres.

A celebração, que ocorre anualmente há 67 anos, mobilizou diversas secretarias municipais, que trabalharam em conjunto para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. As equipes realizaram visitas aos locais de festa, reuniões preparatórias com moradores e representantes de entidades religiosas, além de garantir a necessidade de infraestrutura para o evento, que conta com apoio das secretarias de Cultura, Serviços Urbanos, Segurança, Transportes, Saúde e a Guarda Municipal.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Apesar das dificuldades enfrentadas no último ano, os organizadores enfatizaram a importância da festa como um momento de renovação de esperanças e fortalecimento da união da comunidade. As celebrações trouxeram momentos de paz e confraternização, com mensagens de fé e esperança para o futuro. A procissão por água com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no domingo (2), também foi um dos momentos marcantes, reunindo fidelidade em uma demonstração de devoção e tradição religiosa.