Pelotas celebra as festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá com grande entusiasmo
Uma programação mobilizou a cidade, reunindo milhares de fiéis e destacando a tradição religiosa e cultural em sua 67ª edição.
A cidade de Pelotas celebrou com muita animação as tradicionais festas em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, reunindo milhares de pessoas neste fim de semana. No sábado (1º), começou a programação na Colônia de Pescadores Z3 e no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), com uma série de atividades culturais e religiosas. O destaque foi a procissão luminosa por terra, que percorreu as ruas da Colônia Z3, e a procissão lacustre, que levou a imagem de Iemanjá até a gruta dedicada à santa, no Balneário dos Prazeres.
A celebração, que ocorre anualmente há 67 anos, mobilizou diversas secretarias municipais, que trabalharam em conjunto para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. As equipes realizaram visitas aos locais de festa, reuniões preparatórias com moradores e representantes de entidades religiosas, além de garantir a necessidade de infraestrutura para o evento, que conta com apoio das secretarias de Cultura, Serviços Urbanos, Segurança, Transportes, Saúde e a Guarda Municipal.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Apesar das dificuldades enfrentadas no último ano, os organizadores enfatizaram a importância da festa como um momento de renovação de esperanças e fortalecimento da união da comunidade. As celebrações trouxeram momentos de paz e confraternização, com mensagens de fé e esperança para o futuro. A procissão por água com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no domingo (2), também foi um dos momentos marcantes, reunindo fidelidade em uma demonstração de devoção e tradição religiosa.