Pelotas recebe a 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música com programação gratuita
De 20 a 31 de janeiro de 2025. os ingressos para espetáculos no Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João devem ser reservados antecipadamente no site ou retirados na bilheteira do Theatro Guarany.
O Festival Internacional Sesc de Música chega à sua 13ª edição entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2025, consolidando-se como um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Realizado em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, o evento oferece acesso gratuito ao público para dezenas de apresentações artísticas espalhadas por diversos espaços da cidade, como teatros, praças, igrejas, o Mercado Público e até a Praia do Laranjal.
Além dos concertos, o Festival promove cursos de especialização musical com 50 professores renomados, trazendo artistas de 12 países diferentes. Mais de 350 alunos, bolsistas de todo o Brasil e países vizinhos como Argentina, Chile e Uruguai, são selecionados para vivenciar a experiência do evento. A proposta do Festival vai além do aprendizado musical, sendo uma imersão cultural que reúne arte, educação, economia e turismo na cidade de Pelotas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância do evento para a valorização da cultura no Estado. “O Festival é um evento consolidado que agrega em diversos aspectos da vida pública, e sua realização só é possível graças ao apoio de empresários do comércio e turismo do Rio Grande do Sul”, disse.
A edição deste ano conta com grandes destaques, incluindo apresentações como “Sul em Concerto”, tributo ao povo gaúcho após as enchentes de 2024, e espetáculos da orquestra uruguaia “La Ventolera” e do Grupo Experimental de Música (GEM), que utiliza materiais reciclados para criar instrumentos musicais. Um dos momentos de destaque será no palco montado na Praia do Laranjal, onde o público poderá acompanhar a orquestra regida por Evandro Matté.
Além disso, o evento conta com a presença de Orquestras Jovens do Sesc de dez estados brasileiros, além da formação pela primeira vez de uma Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul, que fará sua estreia no evento. Outro espetáculo muito aguardado é o “Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos”, que será realizado no Patrimônio Nacional Charqueada São João, reunindo grupos e danças que celebram a herança afro-latina de Pelotas.
A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival. Os ingressos para alguns espetáculos, como no Theatro Guarany e Charqueada São João, devem ser retirados com antecedência, e o público pode consultar o cronograma de retiradas no site do evento ou diretamente na bilheteira do Theatro Guarany.
Com entrada gratuita e diversidade de atividades, o Festival promete mais uma edição memorável, contribuindo para a cultura e o turismo de Pelotas e do Rio Grande do Sul.