Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de novembro de 2024

Pelotense Gabriel Veiz é convidado para festival Wynwood Mural Fest, em Miami

O evento reúne artistas de grafite do mundo todo com o objetivo de promover a arte de rua


Por Anelise Freitas Publicado 28/11/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-11-28T092319.733
Gabriel Veiz / Foto: Arquivo pessoal

Gabriel Veiz foi o primeiro pelotense convidado para participar do Wynwood Mural Fest durante a Art Basel, em Miami. Com o objetivo de promover a arte de rua, o festival é localizado em Wynwood, conhecido popularmente por ser o ponto de referência global do grafite.

O artista comentou para nossa reportagem que está muito animado por toda essa experiência: “Não tem como não se sentir feliz, estou realizando um sonho, pois eu sempre via na internet os artistas que são referências para mim, pintando nesse evento, e hoje estou pintando com eles. Eu espero que isso sirva de inspiração para outros artistas da cidade e que eu possa estar abrindo as portas para todos eles, estamos aqui para mostrar que eles podem também”.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O grafite foi originado no ano de 1960, em Nova Iorque, com o objetivo de protesto social e reivindicação de espaço urbano, caracterizado por inscrições e desenhos feitos em espaços públicos. Porém, atualmente este estilo evoluiu, tornando-se uma forma respeitada de arte contemporânea. Os artistas utilizam técnicas variadas, desde spray de tinta até estênceis, para criar obras que vão desde simples assinaturas (tags) até murais complexos e coloridos. “Para todo escritor de graffiti, pintar no Brooklyn é um sonho. Foi emocionante conhecer de perto a cultura que deu origem a tudo isso”, relatou Gabriel quando fez uma visita a NY.

Além do evento, Veiz originou o projeto “Graffiti Down”, que visa oferecer aulas de grafite, mostrando seu conhecimento e técnicas sobre a arte e a cultura do hip-hop para pessoas com Síndrome de Down.

A – 2024-11-28T091513.507
Foto: Arquivo pessoal

Sobre o artista

Gabriel Veiz possui 38 anos, é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, dedicando-se à profissão há 26 anos, juntando o grafite tradicional com influências do abstracionismo geométrico e do neoconcretismo, criando um estilo próprio. Com uma carreira extensa, suas obras estão espalhadas por 36 países, e atua como designer para marcas como Nike, Calvin Klein e Volkswagen.

Veiz comentou que desenha desde pequeno e que, ainda na 4ª série, já tinha paixão por pintar. “Tenho uma lembrança da minha professora chamar minha mãe para reclamar que eu desenhava nas bordas do caderno e que ela não conseguia entender a matéria, pois todos os espaços em branco ao redor estavam rabiscados”, contou o artista.

Leia também

Atividade “A representação dos negros na Fenadoce” acontece neste sábado (23)

Orquestra Estudantil do Areal celebra 10 anos com concerto que une clássicos e música popular

Escritora camaquense lança livro em homenagem aos avós