Projeto que limita o uso de celulares em sala de aula é sancionado pelo presidente Lula
O projeto determina que está proibido o uso de celulares durante a aula, recreio ou nos intervalos entre os cursos
![Clic – 2025-01-13T173515.741](https://www.clicpelotas.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2025/01/Clic-2025-01-13T173515.741.jpg)
O projeto que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país foi sancionado sem vetos nesta segunda-feira (13) pelo presidente Lula. O projeto determina que está proibido o uso de celulares durante a aula, recreio ou nos intervalos entre os cursos.
Estiveram presentes no ato no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, outros ministros, secretários e profissionais da área da educação, além da primeira-dama, Janja da Silva. A determinação vale para alunos da pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Segundo o presidente, a determinação não irá prejudicar a formação digital do estudante. Mas, proporcionar mais momentos de interação.
Sobre a lei
A lei permite que os alunos portem celulares na sala de aula, mas uso será restrito a situações excepcionais, como emergências, necessidade de saúde ou força maior. O projeto aprovado também possibilita o uso de aparelhos eletrônicos pessoais em sala de aula para:
- Fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor;
- Garantir a acessibilidade e a inclusão;
- Atender às condições de saúde dos estudantes e assegurar “direitos fundamentais” dos alunos.
O projeto ainda precisará ser regulamentado. Conforme o ministro da Educação, as normas serão traçadas este mês e a partir de fevereiro poderão ser aplicadas. A fiscalização dependerá da estrutura e capacidade da escola.