UFPel adota medidas para amenizar impactos da onda de calor no Rio Grande do Sul
Universidade implementa melhorias na infraestrutura e adapta serviços para oferecer mais conforto à comunidade acadêmica
Diante das altas temperaturas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) adotou uma série de medidas para minimizar os impactos do calor na comunidade acadêmica. As ações envolvem melhorias na infraestrutura e ajustes nos serviços oferecidos pela instituição.
Na manhã desta quarta-feira (5), a Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) instalou uma cobertura temporária com material sombrite para fornecer sombra à fila do Restaurante Universitário (RU) do Campus Anglo. Além disso, foram instalados seis ventiladores no interior do refeitório.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
No RU do Campus Capão do Leão, quatro ventiladores que estavam inoperantes foram substituídos por novos aparelhos, garantindo maior conforto térmico para os usuários do espaço. Já não se refere à alimentação, os cardápios dos restaurantes passaram por pequenas adaptações: as saladas tradicionais cozidas foram substituídas por opções de saladas cruas, tornando as refeições mais leves e adequadas às altas temperaturas.
Outra frente de atuação da Suinfra é a manutenção de aparelhos de ar condicionado. A prioridade tem sido o reparo dos equipamentos em salas de aula, em conjunto com diretores de unidades acadêmicas para identificar as áreas mais necessitadas.
Além dessas medidas emergenciais, uma nova parada de ônibus da Faculdade de Medicina entrou em funcionamento neste período, oferecendo mais conforto para estudantes e servidores que utilizam o transporte público.
Com essas iniciativas, a UFPel busca reduzir os impactos das altas temperaturas e garantir melhores condições para sua comunidade acadêmica durante a onda de calor.