UFPel lidera importante estudo nacional das unidades básicas de saúde
Universidade coordena censo que avalia 51 mil UBS em todo o Brasil
A Universidade Federal de Pelotas, se destaca novamente no campo de pesquisas do Brasil ao participar ativamente do Censo Nacional das Unidades Básicas da Saúde (UBS) e do sistema Único de Saúde. O projeto busca traçar um panorama detalhado dos serviços de saúde básica no país. A pesquisa conta com a colaboração de membros do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Enfermagem e do Grupo de Pesquisa AQUARES, através da Rede APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
O projeto, que tem como objetivo examinar detalhadamente cerca de 51 mil unidades Básicas de Saúde (UBS), em todo o Brasil, conta com a expertise da UFPel na coordenação nacional. O professor Luiz Augusto Facchini lidera o processo nas unidades do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba e Roraima. A professora Elaine Tomasi fica responsável pela coordenação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Acre; e a professsora Elaine Thumé coordena os trabalhos no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Amapá.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
De acordo com Dirceu Klitzake, coordenador de programação de Financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde, o projeto está mobilizando o país inteiro a da voz aos profissionais da saúde fornecendo subsídios cruciais para políticas públicas, como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o programa Mais Acesso a Especialistas. Essa parceria acadêmica destaca o compromisso da UFPel com a pesquisa em saúde pública e seu impacto direto na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).