Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Ursula Rosa da Silva e Eraldo dos Santos Pinheiro assumem cargos de reitora e vice-reitor da UFPel

Nova gestão da UFPel prioriza justiça social, inclusão e transformação através da educação


Por Redação Clic Pelotas Publicado 14/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-14T100043.829
Foto: Divulgação / UFPEL

Na última sexta-feira (10), Ursula Rosa da Silva e Eraldo dos Santos Pinheiro tomaram posse, respectivamente, como reitora e vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cerimônia aconteceu no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, e também contou com a posse dos pró-reitores, superintendentes e assessores que irão compor a nova gestão da instituição.

Ursula Rosa, primeira professora da área de Artes e Filosofia a assumir o cargo de reitora, e Eraldo dos Santos Pinheiro, o primeiro professor negro a ocupar o cargo de vice-reitor, destacaram a relevância de uma educação pública e gratuita voltada para a justiça social. Eles enfatizaram a importância da universidade como um espaço transformador, que deve incentivar a ação humana e responder aos desafios da sociedade por meio de ensino, pesquisa e inovação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A reitora destacou a construção de um programa de gestão com base nas necessidades da comunidade acadêmica, envolvendo estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Ursula também fez questão de ressaltar o trabalho das gestões anteriores, que ajudaram a criar uma UFPel mais inclusiva e diversificada. Em sua fala, a reitora reforçou que a gestão será pautada por um compromisso com a formação cidadã, com foco em temas sociais como feminicídio, uso de agrotóxicos, inclusão e antirracismo.

A nova reitora também abordou questões relacionadas ao fortalecimento da democracia dentro da universidade, o incentivo à internacionalização, o desenvolvimento de políticas de inclusão e permanência, além de uma maior interação com as comunidades e saberes populares. Com ênfase na região, Ursula ressaltou a necessidade de um ensino que favoreça o desenvolvimento social, cultural e econômico, tanto local quanto nacional.

Além disso, a nova gestão propõe uma série de iniciativas para a universidade, incluindo a continuidade das obras do Grande Hotel e Hospital Escola, a criação de uma Escola de Aplicação e melhorias na infraestrutura da UFPel. A reitora também mencionou a criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, com o objetivo de aprofundar o compromisso da instituição com uma educação mais inclusiva e acessível a todos.

Em sua fala final, Ursula reafirmou o compromisso da UFPel em formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para promover mudanças sociais por meio de uma educação humanizadora. Ela destacou o papel da universidade na construção de um “outro mundo possível”, com base em valores de paz, solidariedade e justiça social.