Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Enchentes no RS: número de mortes sobe para 180 e 32 pessoas seguem desaparecidas

Temporais deixaram 806 feridos e 2,3 milhões de pessoas afetadas


Por Kathrein Silva Publicado 03/07/2024
Ouvir: 00:00
whatsapp_image_2024-06-01_at_15.28.06
Foto: @andreconceicaoz_

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul anunciou nesta quarta-feira (3) que o número de mortes causadas pelas intensas chuvas no estado subiu para 180. Além disso, 32 pessoas continuam desaparecidas.

A maioria das mortes foi registrada na cidade de Canoas (31), seguida por Roca Sales (14), Cruzeiro do Sul (12), Bento Gonçalves (11), Caxias do Sul e São Leopoldo (ambas com nove). Entre os desaparecidos, pelo menos cinco são de Lajeado; cinco de Cruzeiro do Sul; e quatro de Bento Gonçalves.

A tragédia climática afetou 2,3 milhões de pessoas em 478 municípios do estado. Atualmente, cerca de 10 mil pessoas estão abrigadas em locais temporários e 380 mil estão desalojadas. Algumas famílias já retornaram às suas residências após a realização de limpeza e desinfecção geral dos imóveis.

Cadastro para Alertas Meteorológicos

A população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Para isso, basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após o envio, uma mensagem de confirmação será recebida, ativando o número para receber atualizações.

Também é possível se cadastrar para receber alertas via WhatsApp. Para isso, é necessário se registrar pelo número (61) 2034-4611. Envie uma mensagem com a palavra “Oi” para iniciar a interação com o robô de atendimento. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil estadual.