Atletas e técnicos pelotenses representam o RS nas Paralimpíadas Escolares 2024
O evento ocorrerá até sexta-feira (29) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo
O Projeto Paradesporto Pelotas, desenvolvido pela Prefeitura via Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), está se preparando para disputar as Paralimpíadas Escolares 2024. O evento, que ocorrerá até sexta-feira (29) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contará com a participação de três atletas e dois técnicos do município, que integram a delegação gaúcha composta por 142 integrantes, incluindo 98 atletas e 44 profissionais entre técnicos, professores e assistentes.
Sob o comando técnico de Huibner Machado, técnico da Seleção Gaúcha de Paratletismo e diretor do departamento de Esporte e Lazer da Smed, os paratletas pelotenses Thaylise Yasmin Nunes Pinto (vôlei sentado), Arthur William de Matos Ferreira (futebol para atletas com paralisia cerebral) e Martin Schwanz Manske (paratletismo) foram convocados para representar o Rio Grande do Sul. Ingo Stumm Júnior, técnico da Seleção Gaúcha de Vôlei Sentado, também faz parte da equipe técnica. A participação dos atletas é apoiada pela Prefeitura, por meio da diretoria de Desporto e Lazer da Smed.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Além dos atletas e técnicos, outros profissionais pelotenses estão trabalhando no evento, como Kátia Berni, classificadora funcional na modalidade de paratletismo, e Felipe Oliveira, classificador funcional na modalidade de halterofilismo. “Os classificadores funcionais têm a responsabilidade de agrupar atletas com capacidades semelhantes, assegurando igualdade de condições nas disputas e definindo as categorias de cada modalidade, desempenhando um papel crucial na organização do evento”, explicou Huibner Machado. Segundo ele, o Projeto Paradesporto Pelotas reforça seu protagonismo, demonstrando que o esporte é uma ferramenta transformadora e motivo de orgulho para a cidade.
Sobre as Paralimpíadas Escolares
A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares ocorreu nesta terça-feira (26). Este ano, o evento reúne mais de dois mil jovens atletas de todas as 27 unidades federativas do Brasil, competindo em 13 modalidades, como atletismo, natação, vôlei sentado, futebol PC, goalball, bocha e halterofilismo.
Pela primeira vez, o evento adotou seletivas estaduais, realizadas entre fevereiro e junho, nos Meetings Paralímpicos Loterias Caixa, garantindo a presença dos principais talentos de cada estado.
Leia também
Feira do Morango comercializa cerca de quatro toneladas em Pelotas
Marinha ofereceu tanques para golpe, Exército e FAB rejeitaram, diz PF