Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de novembro de 2024

Brasil não consegue ser efetivo e fica no empate contra o Uruguai

A Seleção Brasileira agora é a 5ª colocada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026


Por Felipe Boettge Publicado 20/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-11-20T113824.145
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Na noite da última terça-feira (19), a Seleção Brasileira empatou por 1 a 1 com o Uruguai, na Arena Fonte Nova. Em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, foi a última vez que a seleção entrou em campo no ano de 2024.

Em noite de homenagens ao Vinicius Júnior e estreia do novo protocolo FIFA antirracista, a equipe, treinada por Dorival Júnior, mais uma vez não conseguiu realizar uma atuação consistente e conseguir um resultado importante. Para além de toda a pressão habitual de um confronto contra o Uruguai, a partida também contava com um sentimento de revanche, vista a eliminação na Copa América pelas mãos da seleção celeste.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Com os resultados dessa data FIFA, o Brasil caiu uma posição e agora ocupa a 5ª colocação das Eliminatórias com 18 pontos, com Colômbia, Equador, Uruguai e Argentina na sua frente. Nessa edição da classificatória, os seis primeiros colocados garantem vaga na Copa do Mundo de 2026 e o sétimo busca uma vaga através da repescagem mundial.

Design sem nome – 2024-11-20T113834.336
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O jogo

A primeira etapa foi marcada por um jogo reativo dos visitantes, aguardando o Brasil na defesa e buscando aproveitar algum erro para encontrar um contra-ataque. Dessa forma, através dos pés de Raphinha e Gerson, a seleção ainda encontrou algumas chances de abrir o placar, mas parou em Rochet.

No segundo tempo, a configuração da partida não se alterou. O que significa que as duas equipes entendiam o contexto da partida e onde as oportunidades apareceriam e foi assim que o Uruguai abriu o placar com Valverde. Após a defesa do Brasil afastar a bola e ela sobrar com a equipe adversária, a bola chegou até o meio-campo do Real Madrid, que chutou no canto esquerdo de Ederson e marcou o primeiro gol da partida.

Ainda assim, a Seleção Brasileira conseguiu aproveitar cada vez mais as boas jogadas criadas por Raphinha e a necessidade de empatar o jogo em casa. O que trouxe resultado após cruzamento do atacante do Barcelona na área, afastado pela defesa do Uruguai e brilhantemente arrematado por Gerson, que acertou um chute em cheio e não deixou chances para defesa do goleiro do Internacional.

Após isso, o Brasil chegou a dominar a partida, mas não atingiu a efetividade necessária para virar o jogo, apesar das entradas de Estevão, Luiz Henrique, Paquetá e Gabriel Martinelli.

Leia também:

CBF anuncia implementação do novo gesto antirracismo da FIFA no Brasil