Dupla Bra-Pel jogará o quadrangular de rebaixamento
Para tentar se salvar da divisão de acesso, Brasil e Pelotas vão ter mais seis jogos para rebaixar São José e Avenida e se garantir no Gauchão 2026

Na última rodada da 1ª fase do Campeonato Gaúcho 2025, o Brasil e o Pelotas tiveram chances reais de escapar das últimas quatro colocações da tabela geral, mas não conseguiram aproveitar a oportunidade e irão disputar o quadrangular que vai definir as duas equipes rebaixadas nesta temporada.
A última rodada entregou dois adversários em situações opostas no campeonato para a dupla Bra-Pel, que teve o Pelotas enfrentando o Juventude, uma das melhores campanhas do campeonato, e o Brasil o Avenida, a pior entre as 12.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O Brasil tinha uma das melhores vantagens entre os que brigavam para figurar o quadrangular, precisando apenas vencer sua partida contra uma das piores equipes do campeonato. Mas não foi tão simples quanto parecia, a equipe inconstante do Brasil teve uma atuação que representou a sua participação no campeonato até então. Apesar de sair perdendo e conseguir o empate ainda no primeiro tempo, falhou em ampliar o marcador e conseguir sua vitória.
O Pelotas precisava vencer e torcer por uma combinação de resultados, o que aconteceu até os acréscimos da partida, mesmo com Robson expulso. Com a vitória parcial por 2 a 1, o empate do Brasil e a vitória por apenas um gol do São Luís, a Boca do Lobo estava vendo o seu time escapar do quadrangular. Entretanto, o Juventude, que brigava para conseguir a vitória e conquistar a vantagem de ter o mando de campo nas semifinais contra o Grêmio, conseguiu dois gols nos acréscimos da partida e virou o jogo.
O quadrangular de rebaixamento
Agora, Brasil, Pelotas, São José e Avenida começam um novo campeonato valendo a sua permanência na elite do futebol gaúcho. Com a pontuação zerada, todas as equipes se enfrentam em dois turnos, totalizando mais seis partidas para as quatro equipes. Após a sexta partida, as duas piores pontuações entre os quatro irão ser os rebaixados desta edição do Gauchão.
Como ficou a tabela do campeonato?
1º Internacional – 20 pontos |
2º Juventude – 19 pontos |
3º Grêmio – 17 pontos |
4º Caxias – 14 pontos |
5º Ypiranga – 12 pontos |
6º Guarany – 9 pontos (2 vitórias, saldo 0) |
7º São Luiz – 9 pontos (2 vitórias, saldo -6) |
8º Monsoon – 7 pontos (2 vitórias) |
9º Brasil – 7 pontos (1 vitória) |
10º Pelotas – 6 pontos |
11º São José – 5 pontos |
12º Avenida – 3 pontos |
Troféu Farroupilha
Os clubes que ficaram entre 5º e 8º colocados na tabela geral da primeira fase, disputarão um mata-mata que garante vaga ao campeão na Copa do Brasil 2026. Ypiranga, Guarany, São Luiz e Monsoon vão disputar essa segunda-fase com jogos de ida e volta. Dessa forma, Ypiranga enfrenta o Monsoon e o Guarany o São Luiz.
Leia também:
Prefeitura interdita demolição do estádio do Farroupilha por descumprimento da legislação
Confira os jogos da dupla Gre-Nal e do Juventude no Brasileirão da Série A