Gauchão 2025 define semifinalistas e o quadrangular de rebaixamento neste sábado (15)
A 8ª e última rodada do Gauchão 2025 acontecerá neste sábado, com todos os seis jogos acontecendo de forma simultânea às 16h30

A 8ª e última rodada do Gauchão 2025 acontecerá neste sábado, com todos os seis jogos acontecendo de forma simultânea às 16h30. Em uma temporada com um novo formato do campeonato, dividindo as equipes em grupos, muita emoção ainda resta para a definição do destino de cada equipe nesta reta final.
No novo formato, a primeira fase dividiu as 12 equipes em três grupos e sem confrontos dentro do próprio grupo. Dessa forma, enfrentam todas as outras oito equipes e tem em seu desempenho a definição do que será disputado na segunda rodada.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Assim, os três 1º colocados de seus grupos e o melhor 2º avançam para as semifinais que vão definir o campeão gaúcho de 2025. A partir disso, a tabela geral é o que conta, com a 5ª até a 8ª melhor campanha em pontos disputando o Troféu Farroupilha, que premiará a equipe vencedora com uma vaga na Copa do Brasil no próximo ano.
Já para as quatro piores campanhas, um quadrangular com seis rodadas será o destino destas equipes. Assim, em uma nova disputa de pontos, as duas piores equipes vão ser rebaixadas até a divisão de acesso.
Internacional, Juventude e Grêmio já estão classificados para as semifinais, deixando a última vaga para ser disputada entre Caxias e Ypiranga, que brigam para ser o melhor 2º colocado. Além disso, as três equipes do Brasileirão também definem quem vai ter a melhor campanha do campeonato, o que dá o privilégio de definir os jogos de mata-mata em sua casa.
Na parte do meio da tabela, o Guarany de Bagé é a única equipe já confirmada na Taça Farroupilha, apenas buscando uma maior pontuação para também influenciar em levar a decisão de seus jogos para o Estrela D’alva.
Já na parte inferior, só o Avenida já sabe que o quadrangular do rebaixamento é o seu destino. São José, que tem a vida mais difícil, São Luiz, Pelotas, Brasil e Monsoon, que tem a melhor campanha entre esses, estão tentando fugir destas três vagas que ainda restam.
Confira a tabela do Gauchão 2025
GRUPO A | GRUPO B | GRUPO C |
Grêmio – 14 pontos | Internacional – 17 pontos | Juventude – 16 pontos |
Guarany – 9 pontos | Caxias – 13 pontos | Monsoon – 7 pontos |
São José – 4 pontos | Ypiranga – 12 pontos | Brasil – 6 pontos |
Avenida – 2 ponto | Pelotas – 6 pontos | São Luiz – 6 pontos |
Os jogos da última rodada do Gauchão 2025
Avenida x Brasil – O Brasil depende apenas de si para evitar disputar o quadrangular do rebaixamento. Vencer a partida o classifica para a taça farroupilha. O empate e a derrota obrigam a torcida e os dirigentes do clube olharem para a tabela e os outros jogos, torcendo por resultados ruins dos seus adversários.
Caxias x São José – O Caxias com uma vitória já se coloca na semifinal. Enquanto isso, o São José precisa vencer a sua partida e torcer para uma derrota de São Luiz, Pelotas e Brasil para escapar do quadrangular de rebaixamento.
Ypiranga x Grêmio – Para ser o melhor 2º colocado, o Ypiranga precisa vencer o jogo e torcer para a vitória do São José. Já o Grêmio, torce para o máximo possível de derrotas de Juventude e Internacional, para conseguir subir o máximo possível na classificação.
Pelotas x Juventude – Para escapar do quadrangular, o Pelotas precisa vencer ou empatar sua partida e torcer para Brasil, São Luiz e São José não vencerem as suas. E o Juventude, já classificado, apenas busca a melhor campanha possível.
Gurany x São Luiz – O Guarany joga para tentar ter o máximo possível de pontos e ter mais chances de ter o mando nos jogos da Taça Farroupilha. Por outro lado, o São Luiz precisa vencer e fazer o máximo de gols possíveis para melhorar o seu saldo em um possível desempate. Além de torcer contra as outras equipes na briga também.
Internacional x Monsoon – O Monsoon com um empate já se garante na Taça Farroupilha, precisando apenas que os outros adversários não vençam seus confrontos ou empatem, já que tem a vantagem no desempate por ter duas vitórias. O Internacional joga para tentar garantir a melhor campanha do Gauchão e jogar os jogos de volta em casa.
Leia também: