Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Mineiro conquista primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada

O nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho venceu os 100 metros nado costas da Classe S2


Por Kathrein Silva Publicado 29/08/2024
Ouvir: 00:00
PNG (20)
Foto: Wander Roberto/CPB

O nadador mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, de 22 anos, venceu os 100 metros nado costas da Classe S2 (atletas com grande comprometimento físico e motor), nesta quinta-feira (29), dia de abertura das competições na França e conquistou o primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada.

O atleta levou 1min53s67 para completar a prova, terminando quase oito segundos à frente do medalhista de prata, o russo Vladimir Danilenko, que competiu sob bandeira neutra. Esta é a quarta medalha paralímpica da carreira do atleta, que conquistou dois ouros e uma prata – nesta mesma prova – em Tóquio.

O mineiro, nascido em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, ainda tem mais quatro provas para nadar em Paris: os 50 metros costas e 200 livre na classe S2, além dos 50 livre e 150 medley na S3, classe com atletas com um grau de comprometimento menor que a S2.

O nadador é um dos principais protagonistas do esporte paralímpico brasileiro, tendo inclusive sido porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos, na última quarta (28).

Gabrielzinho nasceu com focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas. Ele começou a nadar em Juiz de Fora (MG).