Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Morre José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, ícone do boxe brasileiro, aos 66 anos

Maguila havia sido transferido para o Hospital das Clínicas após uma piora em seu estado de saúde


Por Anelise Freitas Publicado 24/10/2024
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-10-24 at 17.40.27
Foto: Divulgação

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, em uma casa de repouso em Itu, São Paulo. Ele lutava contra a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição também chamada de “demência pugilística”, que o afetou nos últimos anos.

A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, durante uma entrevista ao programa Balanço Geral, da Record. Maguila havia sido transferido para o Hospital das Clínicas após uma piora em seu estado de saúde.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

WhatsApp Image 2024-10-24 at 17.39.19
Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores boxeadores da história do Brasil, Maguila nasceu em Aracaju, Sergipe. Durante sua carreira profissional, que se estendeu de 1983 a 2000, acumulou impressionantes 77 vitórias em 85 lutas, das quais 61 foram por nocaute. Seu apelido foi inspirado na semelhança com um personagem de desenho animado.

Entre os momentos marcantes de sua trajetória, destaca-se a conquista do título de campeão brasileiro em 1983 e o título mundial em 1995 pela Federação Mundial de Boxe. Maguila também ficou conhecido por suas lutas memoráveis, incluindo o confronto contra George Foreman, que culminou em um nocaute do americano, e a disputa contra Evander Holyfield, onde foi derrotado no segundo round.

Embora raramente aparecesse em público, sua última aparição foi em julho deste ano, durante um evento no instituto que leva seu nome, uma organização que há mais de 15 anos promove atividades para jovens nas periferias de São Paulo.