Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de janeiro de 2025

Patinador gaúcho participa dos Jogos Mundiais Universitário de Inverno 2025

Com apenas um ano de experiência na patinação no gelo, Arthur Alcorte já se destaca como bicampeão brasileiro e campeão sul-americano na categoria sênior


Por Redação Publicado 19/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-19T105705.752
Foto: Eduardo Garcia

O patinador gaúcho Arthur Alcorte está representando o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Inverno, em Turim, Itália. Com apenas um ano de experiência na patinação no gelo, o atleta já se destaca como bicampeão brasileiro e campeão sul-americano na categoria sênior, títulos que lhe garantiram a vaga na competição internacional. Até o dia 23 de janeiro, o patinador artístico Arthur Alcorte participa dos Jogos Mundiais Universitários de Inverno, que estão acontecendo na região italiana de Piemonte. 

Oriundo do patins sobre rodas, o jovem iniciou sua carreira na modalidade em 2023. Talento nato, sua garra e dedicação fizeram com que, em pouco tempo, colocasse seu nome entre os melhores do mundo. Arthur Alcorte faz parte da equipe da Arts and Sports Snowland Academy – ASA, criada e mantida pelo parque Snowland, de Gramado. Desde 2017 a academia está comprometida na promoção de esportes no gelo e na neve, tanto no país quanto na América do Sul, e no desenvolvimento de atletas brasileiros de alto nível.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A gerente de Entretenimento da Gramado Parks, Cris Garcia, destaca que a participação do patinador gaúcho representa uma conquista significativa não apenas para Alcorte, mas também para a ASA. “Esta é segunda vez que a academia envia um atleta para esta competição. O patinador Laerte Ruanh de Oliveira foi o primeiro homem brasileiro a competir nos Jogos Universitários de Inverno, em 2019, em Krasnoyarsk, Rússia. Um feito histórico para o nosso País”, recorda.

Design sem nome – 2025-01-19T105655.131
Foto: Eduardo Garcia

A trajetória de sucesso dos desportistas reflete, ainda, a dedicação e know-how do renomado técnico da Arts and Sports Snowland AcademyEduardo Garcia. Com mais de 30 anos de experiência em espetáculos internacionais, como Holiday On Ice e Disney On Ice, vem desempenhando um papel fundamental na formação de todos os campeões de patinação artística no gelo da academia, da sua fundação até hoje.

Recentemente, o técnico retornou do centro de excelência em patinação artística no gelo Shattuck St. Mary’s, em Minnesota (EUA), onde participou como Visiting Coach ao lado de treinadores e atletas olímpicos. “O trabalho é continuo e de persistência. O resultado pode ser conferido através do desempenho desses atletas, que estão levando o nome do Brasil aos palcos mais importantes dos esportes de inverno”, afirma ele, que completa: “Tenho certeza de que Arthur vai apresentar na competição não só técnica apurada, mas também orgulho e a determinação de representar o Brasil com excelência”.

Bianual, a competição é promovida pela Federação Internacional de Esportes Universitários – FISU e reúne atletas de todo o mundo competindo em 11 modalidades de esportes praticados no gelo e na neve. As competições de patinação artística no gelo serão realizadas em Turim, ao lado de modalidades como short track e curling.

Leia também:

Brasil anuncia treino aberto no Bento Freitas neste sábado (18)

Grêmio elimina RB Bragantino nos penâltis e avança na Copinha