Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de janeiro de 2025

Estabelecimento se manifesta após confirmação da bactéria em caso de intoxicação alimentar em Pelotas

A empresa alegou não ter tido acesso ao laudo que confirmou a bactéria e que seguirá colaborando com as autoridades sanitárias


Por Redação Clic Pelotas Publicado 31/12/2024
Ouvir: 00:00
Bactéria Estafilococos é confirmada em caso de intoxicação alimentar em Pelotas
Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã desta terça-feira (31), o Circulu’s Lanches se manifestou em nota pública após a confirmação da bactéria através dos primeiros resultados dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) confirmarem a presença da bactéria estafilococos coagulase positiva nas amostras dos alimentos consumidos. O surto foi inicialmente associado ao consumo das tortas frias, e as vítimas apresentaram sintomas típicos de gastroenterite, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia com o número de vítimas chegando a 92 pessoas, conforme informado pela Prefeitura de Pelotas.

A Vigilância em Saúde do município coletou amostras de alimentos, como maionese, palmito e azeitonas, do estabelecimento Circulu’s para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) e não encontrou irregularidades nas instalações da lancheria durante a fiscalização.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A nota completa a respeito da confirmação da bactéria:

WhatsApp Image 2024-12-31 at 11.57.13

Com a confirmação da bactéria, a próxima etapa da investigação será a análise da amostra do alimento, que será encaminhada ao Laboratório de Enterotoxinas da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais. O objetivo é verificar o potencial enterotoxigênico da bactéria e a presença de enterotoxinas estafilocócicas, substâncias que, em quantidades elevadas, causam os sintomas de vômitos e diarreia, típicos da intoxicação alimentar.

Leia também:

Câmara Municipal de Pelotas conclui 2024 com R$ 1,5 milhão em gastos com diárias

Mercado Financeiro estima crescimento abaixo da média em 2025 no Brasil