Estaleiro Rio Grande avança em edital para construir 4 navios para Transpetro
As embarcações têm de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB) e serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina
O Estaleiro Rio Grande (Ecovix), consorciado com o Mac Laren, de Niterói, do Rio de Janeiro, venceu o edital da Transpetro para a construção de quatro embarcações nos próximos anos. A informação é do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval, deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT). Segundo ele, os estaleiros ainda precisam passar pela fase de análise de documentos, mas a expetativa é de que o contrato seja assinado em 30 ou 60 dias.
As embarcações têm de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB) e serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina. De acordo com o cronograma da concorrência da Transpetro, o lançamento do primeiro navio Handy está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.
“Esta é uma grande notícia para a retomada do setor naval em Rio Grande. O fortalecimento do sistema Petrobras, com o programa de renovação e ampliação da frota, significa mais emprego e renda e gera novas oportunidades para a indústria naval brasileira”, comemorou Lindenmeyer.
Assista a fala do deputado: