Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

Evento da UFPel em Brasília discute restauração do Patrimônio Cultural danificado durante a invasão ao Palácio do Planalto em 8 de Janeiro de 2023

Encontro aborda estratégias de reparação e conservação dos bens culturais afetados pelos ataques de janeiro, com participação de especialistas e transmissão ao vivo


Por Larissa Rodrigues Publicado 12/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (3)
Foto: Reprodução/Internet

De 27 a 29 de agosto, Brasíliaserá o cenário de um evento que discutirá as consequências e as medidas de reparação relacionadas aos danos causados ao patrimônio cultural brasileiro durante a invasão ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. Organizado como parte do Projeto LACORPI, desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o evento acontecerá no auditório do IPHAN, com transmissão ao vivo pelo canal do IPHAN no YouTube.

Intitulado “Patrimônio Cultural dos Palácios Presidenciais: Valorização e Promoção da Democracia a partir da Conservação-Restauração dos Bens Culturais Vandalizados do Palácio do Planalto”, o evento é coordenado pelas professoras Andréa Lacerda Bachettini e Karen Velleda Caldas da UFPel. O projeto resulta de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a UFPel e o IPHAN, com o objetivo de restaurar as obras de arte danificadas durante os ataques de janeiro de 2023.

A programação do evento enfatiza a gravidade dos danos ao patrimônio público brasileiro, abordando tanto as perdas materiais quanto os impactos simbólicos relacionados às obras de arte e outros bens culturais. Especialistas se reunirão para debater essas questões e as iniciativas de conservação e restauração em curso, explorando as conexões entre patrimônio cultural e memória social.