Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Expectativa de vida no Brasil aumenta para 76,4 anos, segundo IBGE

O índice representa um avanço de 0,9 ano em comparação a 2022, quando era de 75,5 anos


Por Pablo Bierhals Publicado 29/11/2024
Ouvir: 00:00
954422-faixa_010415_11
Foto: Divulgação/Agência Brasil

A expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou a 76,4 anos em 2023, conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. O índice representa um avanço de 0,9 ano em comparação a 2022, quando era de 75,5 anos.

Dados Relevantes da Pesquisa

A análise do IBGE fornece estimativas precisas da expectativa de vida para idades específicas até os 80 anos, com base nos níveis e padrões de mortalidade da população brasileira. A data de referência para os cálculos é 1º de julho, permitindo um panorama abrangente sobre a saúde e longevidade dos brasileiros.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Impacto no Sistema Previdenciário

Esses números têm um papel fundamental no cálculo do fator previdenciário, utilizado para determinar os valores das aposentadorias dos trabalhadores vinculados ao Regime Geral de Previdência Social.

Com o aumento contínuo da expectativa de vida, a população brasileira reflete melhorias nas condições de saúde e bem-estar, embora também desafie políticas públicas relacionadas à previdência e ao envelhecimento populacional.

IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o principal órgão responsável pela produção, análise e disseminação de dados estatísticos e geográficos no Brasil. Fundado em 1936, ele atua para fornecer informações fundamentais que apoiam a formulação de políticas públicas, estudos acadêmicos e decisões empresariais.

Principais atribuições do IBGE:

  1. Censos demográficos e econômicos: Realiza levantamentos periódicos sobre a população brasileira e suas condições de vida, como o Censo Demográfico e o Censo Agropecuário.
  2. Indicadores econômicos: Publica dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB), inflação, desemprego, entre outros.
  3. Estatísticas sociais: Monitora temas como saúde, educação, trabalho e habitação no país.
  4. Estudos geográficos e ambientais: Produz mapas e análises sobre a geografia física e humana do Brasil, além de acompanhar mudanças ambientais.
  5. Tábuas de mortalidade: Divulga estimativas sobre a expectativa de vida da população, que são utilizadas em cálculos previdenciários e planejamento público.

O IBGE é subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e é reconhecido pela confiabilidade e abrangência de seus dados, que são essenciais para o entendimento das dinâmicas sociais, econômicas e ambientais do Brasil.