Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Farol do Itapuã ganha sensor para monitoramento dos níveis do Guaíba e da Lagoa dos Patos

O dispositivo foi posicionado em um ponto estratégico, por delimitar a Bacia Hidrográfica do Guaíba e da Lagoa dos Patos


Por Larissa Rodrigues Publicado 19/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (3)
Foto: Reprodução\Internet

Após a cheia que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, a régua manual para medir os níveis de água no Farol do Itapuã foi danificada e substituída por um novo sensor linimétrico.

Esse equipamento foi custeado pela Portos RS, em resposta a uma solicitação do Programa de Gestão Ambiental do Porto de Porto Alegre (PGA-POA). Ele foi instalado em um local estratégico, essencial para delimitar a Bacia Hidrográfica do Guaíba e a Lagoa dos Patos.

A nova estação complementa a rede de estações já existentes em Porto Alegre e Rio Grande, a instalação ocorreu no início de agosto, com a colaboração de pesquisadores do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia, além do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, (UFRGS). O navio-balizador Comandante Varela, do 5° Distrito Naval, foi responsável por transportar a equipe até o local.

O sensor, desenvolvido pela startup TideSat Global, incubada no Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS, foi colocado no topo do farol, permitindo a medição tanto do Guaíba quanto da Laguna de norte e sul. Funcionando como um refletômetro via satélite, ele possibilita que o nível da água possa ser monitorado a uma distância de até centenas de metros, em razão da altura do Farol, com aproximadamente 15 metros.