Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Força Nacional deve permanecer mais 30 dias no Rio Grande do Sul, conforme publicação do Governo

Parte do efetivo atua há quase quatro meses em auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado.


Por Kathrein Silva Publicado 20/08/2024
Ouvir: 00:00
82660552-a54e-44e7-aaf6-f717fdc7e3e6
Foto: Rafa Neddermeyer

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública foram autorizados, nesta terça-feira (20), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a atuarem por mais 30 dias no Rio Grande do Sul. A Portaria n° 759 foi assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Conforme o documento, a tropa federativa atuará nas ações de policiamento ostensivo, busca e salvamento. Os agentes também apoiarão as forças de segurança locais na execução das atividades e em serviços de valorização da população e do patrimônio.

Parte do efetivo também atua há quase quatro meses em auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado.

O prazo de 30 dias está em vigor desde ontem (20) e se encerrará em 17 de setembro, quando, se necessário, pode voltar a ser prorrogado.

Força Nacional

A Força Nacional é formada por policiais militares e civis, incluindo bombeiros e peritos cedidos temporariamente por estados e pelo Distrito Federal, além de agentes federais.

Pode ser empregada em qualquer parte do território nacional, a pedido dos governadores ou de ministérios que precisem de apoio para executar suas ações.