Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Fundo de Assistência Médica de Pelotas completa 52 anos

Com mais de nove mil beneficiários, Fundo oferece serviços de saúde por meio de rede credenciada diversificada


Por Renan Ferreira Publicado 08/07/2024
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-36
Foto: Reprodução

O Fundo de Assistência Médica (FAM) completa 52 anos de existência. Ele foi criado na Caixa de Pensões dos Servidores Municipais de Pelotas no dia 7 de julho de 1972, no aniversário de 160 anos de Pelotas. Em 1999 daria origem ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas – Prevpel, criado para administrar a previdência, e acabou recebendo o FAM em sua estrutura.

Para atender seus 9.337 mil contribuintes e 9.204 mil dependentes, a rede credenciada do FAM é composta por 157 médicos, oito fisioterapeutas, 15 nutricionistas, 40 dentistas, 11 laboratórios, 20 clínicas de diagnóstico/exames, quatro Pronto Atendimento clínico e cinco hospitais.

O financiamento provém exclusivamente dos recursos arrecadados das contribuições dos servidores e da equivalente contrapartida da Administração Municipal, conforme previsão legal, o que impõe limitações e exige criatividade da administração para a ampliação dos serviços oferecidos, principalmente porque os avanços da medicina demandam altos custos.

“Aliando o atendimento humanizado ao controle rigoroso da qualidade da aplicação dos recursos, o FAM encontra-se em pleno equilíbrio econômico e financeiro, transmitindo segurança à categoria dos servidores municipais”, afirma a presidente do Prevpel, Berenice Nunes.

A edição da Lei 5.499, de 2008, representou um avanço na busca desses objetivos, afirmou ela, ao estabelecer com clareza os limites de cobertura e financiamento pelo FAM de despesas acima desses limites. Essa lei também criou um ágil mecanismo de alteração dos limites, quando necessário, que é a Instrução Normativa Conjunta, elaborada em conjunto com o Conselho Deliberativo, diretoria do Prevpel e diretoria técnica do FAM.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *