Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

FURG e Corpo de Bombeiros realizam seminário sobre os impactos de eventos extremos nas cidades ao redor da Laguna dos Patos

Seminário é destinado à comunidade universitária, forças de segurança pública, agentes públicos e ao público em geral.


Por Larissa Rodrigues Publicado 16/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (8)
Foto: O Litorâneo

Nos dias 21 e 22 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) será o local de um evento público focado em analisar os impactos do fenômeno El Niño nos meses de março, abril e maio no Rio Grande do Sul, bem como os possíveis efeitos futuros do fenômeno La Niña na região. Organizado pelo Corpo de Bombeiros, o seminário será realizado no auditório do Cidec-sul e é direcionado a forças de segurança pública, agentes públicos, a comunidade acadêmica e o público em geral.

O evento, intitulado “Seminário: Eventos Extremos no RS e seus Impactos nas Cidades às Margens da Laguna dos Patos. Alternativas para Minimizar o Risco de Desastres,” ocorrerá das 9h às 17h. A FURG está envolvida na organização através de diversas unidades acadêmicas e administrativas, incluindo o Centro de Ciências Computacionais (C3), o Instituto de Oceanologia (IO), a Faculdade de Direito (Fadir), a Escola de Engenharia (EE), o Gabinete do Reitor e o Comitê de Eventos Extremos. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário digital, acessível clicando aqui.

O evento será composto por uma série de palestras e mesas-redondas que contarão com a participação de diversos especialistas envolvidos na prevenção dos impactos causados por eventos extremos. O objetivo é analisar a atuação dos órgãos de Segurança Pública Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha, Exército e Aeronáutica nos municípios da Costa Doce afetados pelas enchentes. Além disso, o seminário também irá discutir a colaboração e o papel de órgãos públicos como Prefeituras, Ministério Público e Universidades na busca de soluções para enfrentar esta nova realidade meteorológica.