Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Saiba o motivo de consumirmos menos frutas e verduras no inverno

Quando a temperatura cai preferimos Comfort foods que nos remete a comidas acolhedoras, com grande valor sentimental e afetivo e até nostálgico


Por Kathrein Silva Publicado 20/07/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-19T164017.298
Foto: Goffkein

Por que no inverno consumimos menos frutas e verduras? Quando a temperatura começa a cair e tudo o que queremos é uma comida quentinha, que aquece, abraça e acalma. No geral, nestes momentos pensamos em alimentos ricos em gordura e açúcar refinado!

O termo para este tipo de comida é Comfort foods que nos remete a comidas acolhedoras, com grande valor sentimental e afetivo e até nostálgico. São comidas que além de saborosas nos dão aquela sensação de bem estar.

O problema começa porque geralmente essas comidas estão associadas a alimentos ricos em carboidratos e açúcar. A boa notícia é que podemos aproveitar as comfort foods de forma benéfica ao utilizar ingredientes de qualidade em pratos que aquecem de dentro para fora.

No frio, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, e esse gasto maior de energia nos leva a sentir mais fome que o habitual. Nesses momentos deixamos de comer alimentos essenciais como  verduras, frutas e legumes.

Uma boa opção é utilizar elementos termogênicos como: aveia, pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, kiwi, abacaxi, cafeína, guaraná, canela, chá verde, chá de hibiscos, entre outros.

Esta publicação contém informações da nutricionista Paula Pinto.