Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Grupo de moradores se unem e ponte provisória é construída na Região dos Vales

Ponte que liga as cidades de Marques de Souza e Travesseio colapsa com as enchetes do mês de maio


Por Larissa Rodrigues Publicado 07/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (19)
Foto: Arquivo Pessoal/Joel Zanella

Após cair a ponte que conecta as cidades gaúchas de Marques de Souza e travesseiro, na Região dos Vales, devido às enchentes do mês de maio. Um grupo de 30 moradores se mobilizaram para construir uma ponte provisória. A estrutura foi montade em 15 dias, e o trânsito no local já está liberado novamente.

Cerca de mil pessoas dependiam da ponte diariamente e ficaram sem acesso desde o seu colapso em maio. Embora ainda fosse possível conectar as duas cidades, isso exigia um desvio que adicionava quase 60 km ao trajeto.

Os moradores reuniram empresários e engenheiros para planejar a obra de emergência, que teve um custo de cerca de R$ 80 mil reais.

Três contêineres, carregados com pedras e concreto, foram utilizados como pilares, com um peso aproximado de 120 toneladas cada. A pista de rolamento foi construída com pranchas de madeira e toras de eucalipto. As prefeituras de Marques de Souza e Travesseiro colaboraram na abertura dos acessos.

Somente permitindo a passagem de veículos leves, a fiscalização é feita pela Brigada Militar.

A ponte é provisória e deve permanecer no local até que uma nova ponte seja construída. O Governo anunciou cerca de R$ 4,7 milhões em recursos para a recontrusão. Porém, ainda não a data prevista para a obra.