Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

HE-UFPEL tem mais de 80 projetos científicos em andamento

Em alusão ao dia nacional da Ciência e do Pesquisador Científico comemorado no próximo dia 8, conheça a importância dos hospitais universitários federais


Por João Victor Fagundes Publicado 05/07/2024
Ouvir: 00:00
heufpel
Foto: Assessoria HE-UFPEL

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Pelotas, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HE-UFPel/Ebserh) é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado em 8 de julho, conheça a relevância do HE-UFPel e da Rede Ebserh na área da ciência.


Atualmente o HE-UFPel está com 84 projetos de pesquisa ativos junto ao Rede Pesquisas da Ebserh e dispõe de um moderno Centro de Pesquisas Clinicas (CPC), que teve suas atividades iniciadas em 2020, no enfrentamento da Covid-19. 0 CPC conta com oito estudos clínicos em andamento. Estudos multicêntricos têm sido destaque em pesquisas nas áreas de vacinas contra Covid-19, dengue e influenza.


“A interconexão entre assistência, ensino, pesquisa e inovação em um hospital universitário cria um ecossistema dinâmico e produtivo. Este ecossistema não só aprimora a formação de profissionais de saúde e promove avanços científicos, mas também gera inovações que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Assim, fortalece-se a saúde pública e o bem-estar da população, contribuindo para um sistema de saúde mais robusto e sustentável”, afirma o gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, Tiago Collares.


De acordo com o professor Tiago, a pesquisa translacional e a pesquisa clínica desempenham papéis cruciais nos hospitais universitários, especialmente em benefício do SUS. A pesquisa translacional, que transforma descobertas científicas básicas em aplicações clínicas práticas, atua como uma ponte entre a ciência e a prática médica. Esse processo abrange desde estudos laboratoriais até ensaios clínicos em humanos, culminando na implementação de novas terapias na prática clínica. O impacto direto dessas pesquisas é a melhoria dos tratamentos disponíveis no SUS, trazendo avanços significativos na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.


Fonte: Assessoria HE-UFPEL

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *