Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

HU-FURG garante compromisso com a sustentabilidade aderindo ao Mercado Livre de Energia

Instituição prevê uma economia de R$ 2 milhões nos primeiros cinco anos


Por João Victor Fagundes Publicado 15/08/2024
Ouvir: 00:00
ebserhs
Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) e gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implementou uma iniciativa para combinar economia com sustentabilidade. Em abril, a Ebserh participou de um processo licitatório para adesão no Mercado Livre de Energia (MLE), com o objetivo de contratar uma comercializadora para fornecer até 15,29 megawatts médios (MW) de energia. Este processo já foi finalizado e o adequado na nova modalidade deverá começar no início de 2025.

No HU-Furg, a adesão ao MLE abrangerá uma unidade consumidora e resultará em uma economia média de 30% ao longo de cinco anos, totalizando aproximadamente R$ 1,9 milhão. Optando por fontes renováveis ​​no MLE, a Ebserh terá a oportunidade de obter o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), um sistema global adotado por diversas empresas.

Para os hospitais universitários, a Ebserh busca não apenas a redução de custos, mas também se alinha com seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, conforme detalhado em seu plano estratégico 2024-2028. Os benefícios dessa adesão serão ampliados devido ao grande número de unidades consumidoras e à escala de operação da empresa.

No Mercado Livre de Energia, também conhecido como Ambiente Livre de Contratação (ACL), o consumidor tem a vantagem de negociar diretamente com o fornecedor, sem a intermediação de um distribuidor. Isso possibilita economia em tarifas, ajustes conforme demandas e necessidades, flexibilidade nos prazos e acesso a uma diversidade de fontes renováveis ​​de energia, com a possibilidade de adquirir produtos de diferentes regiões do país.