HU São Francisco de Paula realiza mais uma coleta de órgãos no Setembro Verde
A doação ocorreu no último final de semana, após a autorização da família de um paciente de 66 anos
No mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, a equipe da Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou mais uma coleta de órgãos, garantindo a chance de vida para outra pessoa. A doação ocorreu no último final de semana, após a autorização da família de um paciente de 66 anos.
O coordenador da CIHDOTT, Dr. Matheus Neumann Pinto, explicou que o processo envolve uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiros, que acompanham o possível doador desde a identificação do quadro clínico até a evolução para o diagnóstico de morte encefálica. “Nossa atuação vai desde a confirmação da morte encefálica até o momento da abordagem junto aos familiares para obter a autorização da doação de órgãos e tecidos. Com o consentimento, damos início aos procedimentos legais e seguimos com a captura e a doação, que é realizada em conformidade com a Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Sul”, detalhou.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Dr. Matheus também reforçou a importância da conscientização contínua. “O Setembro Verde destaca essas iniciativas, mas o diálogo sobre a doação precisa ser constante. As famílias devem discutir esse tema e expressar claramente o desejo de fazer, para que a vontade de quem deseja ser doador possa ser respeitada”.
O motorista Marcos Peres, que aguardou por dois anos e meio por um transplante de aro comemora uma nova fase. Após receber o órgão há cinco meses, no próprio HUSFP, ele comemora sua recuperação. “Depois de passar pela experiência como receptor, faço questão de conversar com minha família e amigos sobre a importância de sermos doadores. A doação salvou minha vida, e precisamos conscientizar as pessoas sobre o quanto esse gesto pode fazer a diferença”, afirmou.
Informações enviadas pela Assessoria do Hospital.