Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Iniciam as obras de dragagem do trecho do canal de acesso ao Porto do Rio Grande

Serão investidos R$ 21,5 milhões para remover 593 mil m³ de sedimentos; A conclusão do serviço está prevista para até 20 dias


Por João Victor Fagundes Publicado 04/07/2024
Ouvir: 00:00
dragage,
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (3/7), a Portos RS iniciou a dragagem emergencial do trecho mais crítico do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, localizado fora dos Molhes da Barra. A draga Galileo Galilei, da frota da empresa Jan de Nul, está executando a obra. Esta operação faz parte de um contrato contínuo entre a Autoridade Portuária e a Van Oord Serviços de Operações Marítimas.

Lucas Meurer, diretor de infraestrutura, informou que serão investidos R$ 21,5 milhões para remover 593 mil m³ de sedimentos. A conclusão do serviço está prevista para até 20 dias. A necessidade da dragagem foi identificada por uma batimetria realizada em maio, após um incidente com uma embarcação.

As enchentes do mesmo período também contribuíram para o assoreamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande e da hidrovia. No entanto, a atual obra abrangerá apenas um trecho de aproximadamente três quilômetros. Uma dragagem mais abrangente será necessária em breve para restabelecer as profundidades.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *