Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de setembro de 2024

Inscrições para o PAVE 2024 estão abertas

O Processo Seletivo está oferecendo mais de mil vagas em 103 cursos presenciais e, devido ao contexto de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a participação será totalmente gratuita


Por João Victor Fagundes Publicado 16/07/2024
Ouvir: 00:00
ufpelanglo
Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com as inscrições abertas para o Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), uma das maneiras de ingressar nos cursos de graduação da instituição. Para a edição de 2024, o Processo Seletivo Seriado está oferecendo mais de mil vagas em 103 cursos presenciais e, devido ao contexto de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a participação será totalmente gratuita.

Os interessados devem se inscrever pela Internet até o dia 7 de outubro para garantir a sua participação. O Processo Seletivo Seriado é estruturado em três etapas anuais, cada uma correspondente a um ano do Ensino Médio. Para concorrer às vagas, é necessário participar de pelo menos duas das três etapas. A avaliação é feita com pesos progressivos: a primeira etapa representa cerca de 17% da nota final, a segunda etapa conta com aproximadamente 33% e a terceira etapa, que inclui uma prova de redação além das 32 questões comuns às fases anteriores, tem um peso de cerca de 50%.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, as vagas oferecidas pelo Pave geralmente são menos concorridas do que as disponíveis através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção. No Processo Seletivo Seriado, há uma reserva de 90% das vagas para estudantes da rede pública, levando em consideração critérios como renda, origem étnico-racial e/ou condição de pessoa com deficiência (PCD).

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *