Lajeado será o primeiro município a receber centro regional da Defesa Civil
A proposta da instalação dos Centros Regionais, segundo o Estado, é colocar à disposição dos gestores uma infraestrutura para situações críticas, com alta disponibilidade de recursos
O governo do Estado irá criar Centros Regionais de Proteção e Defesa Civil em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Os centros visam ao fortalecimento das estruturas físicas das coordenadorias regionais, e propiciarão um incremento significativo de recursos humanos em todas as regiões do Estado. O vice-governador destacou que o primeiro município a receber a nova estrutura será Lajeado.
A proposta da instalação dos Centros Regionais, segundo o Estado, é colocar à disposição dos gestores uma infraestrutura para situações críticas, com alta disponibilidade de recursos, onde seja possível, por exemplo, a instalação de um Gabinete de Crise.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O espaço ofereceria capacidade para reunir diferentes recursos humanos, além de coordenação e articulação mais adequadas às instituições e profissionais envolvidos na prevenção, preparação e resposta aos desastres.
Estão sendo definidos os municípios que receberão essas estruturas, bem como o cronograma de trabalho para viabilizar as obras necessárias e a contratação das equipes.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Chaves Boeira, destaca que além dos centros, será contratado e implementado rede de radares e para o monitoramento hidrodinâmico, para auxiliar na prevenção de cheias.