Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Mais de 268 mil famílias se habilitam ao Auxílio Reconstrução no RS

O valor único ajudará moradores de áreas atingidas por chuvas volumosas e enchentes, entre abril e maio deste ano, no estado, no enfrentamento à situação de calamidade


Por Pablo Bierhals Publicado 03/07/2024
Ouvir: 00:00
_mg_3414
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que 268.878 famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul estão qualificadas para receber o Auxílio Reconstrução, um pagamento único de R$ 5.100. Esse auxílio visa ajudar os moradores das áreas afetadas por intensas chuvas e enchentes ocorridas entre abril e maio deste ano a enfrentarem a situação de calamidade.

Após a habilitação, o responsável pela família deve confirmar os dados cadastrados pela prefeitura no site do programa do governo federal. Até esta segunda-feira (1º), 256 mil famílias já validaram seu registro.

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, comemorou no X a marca de mais de 250 mil famílias habilitadas para receber o auxílio financeiro. “Todas as pessoas que residem nas áreas alagadas e tiveram suas casas atingidas têm direito a receber esse auxílio. É nesse sentido que nós estamos trabalhando”, escreveu ele.

Cadastros em Análise e Prazo Estendido

As prefeituras do Rio Grande do Sul cadastraram um total de 597.746 famílias. Deste total, 253.486 cadastros ainda estão em análise devido a problemas no registro, como inconsistências no CPF ou no endereço informado, ou porque ainda precisam de verificação em campo. O MIDR informou que as prefeituras têm até o próximo dia 12 para incluir novas famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes no cadastro para que recebam o auxílio de R$ 5,1 mil.

Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional

Para auxiliar na identificação das famílias afetadas pelo desastre climático, o MIDR criou uma força-tarefa da Defesa Civil Nacional para complementar os dados sobre a inundação e liberar o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias com cadastros em análise.

Desde segunda-feira, 28 municípios gaúchos estão recebendo a força-tarefa da Defesa Civil Nacional. Na semana passada, outros 30 municípios com o maior número de casos de inconsistências nos cadastros das famílias receberam a visita de técnicos, com o objetivo de destravar o pagamento do benefício.