Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

01 de janeiro de 2025

Mais de 50 pessoas relataram sintomas de intoxicação alimentar após consumir torta fria em Pelotas

A possibilidade de um surto está sendo investigado pela Vigilância em Saúde do município. A empresa que comercializou o produto emitiu uma nota


Por Kathrein Silva Publicado 29/12/2024
Ouvir: 00:00
Clic (67)
Foto: Arquivo Pessoal

O número de pessoas que relataram apresentar sintomas de intoxicação alimentar após consumir uma torta fria em Pelotas subiu para 57. A possibilidade de um surto está sendo investigado pela Vigilância em Saúde do município. A empresa que comercializou o produto emitiu uma nota (confira abaixo).

Conforme o Executivo Municipal, dos 57 casos, ao menos 22 precisaram de atendimento médico. A mesma destaca que as pessoas relataram sintomas como febre, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Na quinta-feira (26), a Vigilância Sanitária visitou o estabelecimento e recolheu alimentos como maionese, palmito e azeitona foram recolhidos. Também foram coletados materiais biológicos das pessoas que ingeriram o alimento e passaram mal. 

As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen), em Porto Alegre. O resultado deve ficar pronto nos próximos dias e apontar o agente etiológico e o alimento causador do surto.

O Circulus Lanches, por sua vez, se manifestou em nota oficial, expressando preocupação com os relatos e reforçando seu compromisso com a segurança alimentar

Confira a nota da empresa na íntegra:

“Recebemos com profundo respeito e preocupação a notícia de que alguns clientes apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar após consumirem nossas tradicionais tortas frias natalinas. Mais do que uma empresa, somos parte de uma comunidade, e o respeito à dignidade humanda – fundamento da República Federativa do Brasil, consagrado no artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal – é o alicerce de nossas ações.

Ao longo de 33 anos, sempre pautamos nossa conduta pela valorização da saúde, do bem-estar e da confiança, trabalhando com rigorosos padrões de higiene, segurança dos alimentos e qualidade. Reconhecemos a gravidade da situação e nos solidarizamos com os clientes afetados e suas famílias, reafirmando nosso compromisso de buscar soluções que honrem a dignidade e a integridade de cada pessoa envolvida.

Nesta data, recebemos a visita da Vigilância Sanitária, que realizou uma inspeção detalhada em nossas instalações e colheu amostras para análise. A vistoria não identificou irregularidades nos ambientes ou mercadorias, possibilitanto a continuidade de nossas atividades. No entanto, seguimos conduzindo testes internos e colaborando com as autoridades para elucidar os fatos com transparência e responsabilidade.

Estamos atentos e disponíveis para prestar esclarecimentos às famílias impactadas. Caso haja a confirmação da correlação dos sintomas apresentados com o produto do Circulu’s Lanches, prestaremos todo apoio e assistência. Reafirmamos nosso compromisso de atuar de forma ética e responsável, assegurando que cada cliente tenha sua dignidade respeitada em todas as circunstâncias. 

Agradecemos a confiança da comunidade e reiteramos nossa dedicação aos valores que sempre nortearam nossa trajetória: a dignidade humana, a saúde e a segurança de quem nos escolhe. 

Direção do Circulu’s Lanches

Pelotas, 26 de Dezembro de 2024.”