Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de dezembro de 2024

Ministro da Energia afirma que horário de verão pode retornar em novembro

Caso não haja melhora no cenário hidrológico do país, o retorno do horário de verão em novembro é uma possibilidade, essa afirmativa foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na última quarta-feira (2)


Por Kathrein Silva Publicado 03/10/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (6)
Foto: Jonathan Heckler

Caso não haja melhora no cenário hidrológico do país, o retorno do horário de verão em novembro é uma possibilidade. Essa afirmativa foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na última quarta-feira (2).

A decisão ainda não está confirmada, mas o ministro já esteve reunido com representantes de companhias aéreas. No último mês, o CEO da Azul, John Rodgerson, reconheceu que o retorno impactaria o planejamento do horário dos voos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O horário de verão consiste no adiantamento dos relógios em uma hora, para aproveitar mais a luz solar. O horário de verão foi cancelado, porque o governo de 2019 alegou que a medida não havia apresentado resultados significativos na economia de energia. Além disso, justificou que poderia causar desgastes na saúde da população brasileira.

No Brasil, o horário ocorre no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. Havia seletividade porque o horário de verão teria mais eficácia nos locais do país que ficam distantes da linha do Equador, pela diferença na luminosidade do dia.