Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de dezembro de 2024

MP emite esclarecimento sobre número de pessoas em situação de rua em Pelotas

Em nota oficial à imprensa, o Ministério Público confirmou que Pelotas possui atualmente 743 pessoas em situação de rua, conforme monitoramento realizado pela Secretaria de Assistência Social


Por Anelise Freitas Publicado 04/10/2024
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2024-09-06 à(s) 19.54.35_00c1b94a
Foto: Anelise Freitas

A Prefeitura de Pelotas divulgou um esclarecimento em relação ao levantamento sobre a população em situação de rua no Estado, realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) e publicado em julho deste ano. A pesquisa, que se baseou em autodeclarações dos municípios, apontava que Pelotas tinha 3.937 pessoas vivendo nessa condição, representando mais de 1% da população total.

Ao identificar a discrepância nos dados, a Prefeitura solicitou ao Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis do MP a correção do número, que não refletia a realidade local. O município apresentou os dados corretos, e o MP aceitou a alteração, atualizando a base de dados do estudo.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Em nota oficial à imprensa, o Ministério Público confirmou que Pelotas possui atualmente 743 pessoas em situação de rua, conforme monitoramento realizado pela Secretaria de Assistência Social.

Leia a nota completa da prefeirura:

A Prefeitura de Pelotas esclarece que o levantamento sobre os quantitativos da população em situação de rua no Estado, realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP), publicado em julho deste ano, não condiz com a verdade. A pesquisa, montada por meio de autodeclaração dos municípios, apontou que Pelotas tinha 3.937 pessoas vivendo nessa condição,o que representaria mais de 1% da população total. O Município, ao detectar a discrepância, solicitou ao Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis do MP a retificação do número que não condizia com a realidade. O Municipio reencaminhou o número correto e o MP aceitou a alteração e executou a mudança na base de dados do estudo. Em nota oficial à imprensa, o MP confirma que Pelotas possui atualmente 743 pessoas em situação de rua, conforme monitoramento da Secretaria de Assistência Social.

Baixe o arquivo com a nota do MP: