Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

MST ocupa áreas em Pedras Altas e pede avanço nos processos de Reforma Agrária

Manifestantes cobram do Governo Federal avanços nos processos de Reforma Agrária, que estão paralisados há mais de uma década


Por Felipe Boettge Publicado 03/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-12-03T135645.557
Foto: Divulgação/Rafa Dotti

Na manhã desta terça-feira (3), famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam duas áreas no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. A ação, que tem como lema a frase “Natal com Terra”, mobiliza também uma vigília em frente ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Porto Alegre, sem previsão de término, para pressionar o governo a respeito dos processos de Reforma Agrária no estado.

A principal reivindicação do MST-RS é o avanço nos processos de Reforma Agrária, que estão paralisados há mais de uma década. Eles exigem que o Governo Federal acelere as vistorias e compras de terras para possibilitar o assentamento de cerca de 1.500 famílias que seguem acampadas no estado. Dessa forma, a mobilização em duas frentes busca pressionar por medidas concretas para garantir terra e condições de vida dignas às famílias envolvidas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Design sem nome – 2024-12-03T135657.975
Foto: Divulgação/Comunicação do MST

As famílias que ocuparam as fazendas são do Acampamento Sebastião Sales de Hulha Negra. Enquanto isso, a mobilização em frente ao INCRA é integrada por famílias dos acampamentos de Herdeiros da Luta em Tupanciretã, de Sepé Tiaraju, em Encruzilhada do Sul e famílias há 11 anos acampadas em Charqueadas, no acampamento 8 de Março.

Leia também:

Transição do governo discute ações da gestão atual e obras em andamento

Mulher é resgatada de cárcere privado após deixar bilhete em posto de combustíveis em Camaquã