Mujica decide não adotar novos tratamentos contra o câncer: “estou morrendo”
Ele afirmou que sai “tranquilo e grato” depois de viver uma vida “muito boa”
Ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, aos 89 anos, concedeu entrevista para um jornal local e afirmou que está morrendo. Ele enfrenta um câncer desde abril de 2024 e não adotará novos tratamentos após o tumor avançar. Quando descobriu o câncer, Mujica explicou que sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, seus rins, o que gerava complicações no tratamento.
“O câncer no meu esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu o corpo não aguenta”, disse o ex-presidente.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Ele afirmou que sai “tranquilo e grato” depois de viver uma vida “muito boa”, apesar dos anos que passou na prisão após ser capturado enquanto lutava contra a ditadura.
Mensagem sobre democracia
Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, quando passou o cargo para Tabaré Vázquez, seu correligionário. Desde então, ele foi eleito duas vezes para o Senado, mas deixou o cargo definitivamente em 2020. Na época, ele afirmou que a pandemia da Covid-19 influenciou diretamente a sua decisão.