Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Mujica decide não adotar novos tratamentos contra o câncer: “estou morrendo”

Ele afirmou que sai “tranquilo e grato” depois de viver uma vida “muito boa”


Por Pablo Bierhals Publicado 10/01/2025
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2025-01-10T105525.121
Foto: Reprodução/SBT News

Ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, aos 89 anos, concedeu entrevista para um jornal local e afirmou que está morrendo. Ele enfrenta um câncer desde abril de 2024 e não adotará novos tratamentos após o tumor avançar. Quando descobriu o câncer, Mujica explicou que sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, seus rins, o que gerava complicações no tratamento.

“O câncer no meu esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu o corpo não aguenta”, disse o ex-presidente.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Ele afirmou que sai “tranquilo e grato” depois de viver uma vida “muito boa”, apesar dos anos que passou na prisão após ser capturado enquanto lutava contra a ditadura.

Mensagem sobre democracia

O que eu quero é me despedir dos meus compatriotas. É fácil ter respeito por aqueles que pensam como você, mas você tem que aprender que a base da democracia é o respeito por aqueles que pensam diferente!

Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, quando passou o cargo para Tabaré Vázquez, seu correligionário. Desde então, ele foi eleito duas vezes para o Senado, mas deixou o cargo definitivamente em 2020. Na época, ele afirmou que a pandemia da Covid-19 influenciou diretamente a sua decisão.