Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Trump é oficializado como candidato à presidência pelo Partido Republicano

Trump é oficializado como candidato à presidência pelo Partido Republicano


Por Pablo Bierhals Publicado 16/07/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 – 2024-07-16T071849.260
Foto: Scott Olson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (15) a escolha do jovem senador J.D. Vance como seu candidato a vice-presidente, durante a abertura da convenção nacional do Partido Republicano em Milwaukee. A convenção oficializou Trump como candidato à presidência nas eleições de novembro.

Trump afirmou em sua rede social, Truth Social: “Como vice-presidente, JD continuará a lutar pela nossa Constituição, estará ao lado das nossas tropas e fará tudo o que puder para me ajudar a fazer a América grande novamente.”

A convenção de quatro dias, realizada no Fórum Fiserv, começou dois dias após Trump ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato na Pensilvânia e horas depois de uma vitória judicial significativa, quando uma juíza federal rejeitou um dos processos criminais contra ele.

Trump aceitará formalmente a nomeação do partido em um discurso na noite de quinta-feira. Ele desafiará o presidente Joe Biden nas eleições de 5 de novembro.

Vance, de 39 anos, anteriormente crítico severo de Trump, tornou-se um de seus defensores mais fervorosos. A corrida eleitoral entre Trump, de 78 anos, e Biden, de 81, promete ser acirrada, com Trump não garantindo que aceitará os resultados caso perca.

Após a tentativa de assassinato, Trump planeja revisar seu discurso na convenção para focar na união nacional. Ele disse ao Washington Examiner que o discurso será muito diferente do planejado inicialmente.

A juíza distrital Aileen Cannon rejeitou acusações federais contra Trump por reter documentos confidenciais após deixar a Casa Branca. Esta é a mais recente de uma série de vitórias judiciais para o ex-presidente, que ainda enfrenta outros processos em Nova York e Washington.

Trump comentou na Truth Social: “Esta rejeição da acusação de ilegalidade na Flórida deveria ser apenas o primeiro passo, seguido rapidamente pela rejeição de todas as caças às bruxas.”

Perfil de J.D. Vance, o Novo Vice de Trump

J.D. Vance, autor do best-seller “Hillbilly Elegy”, é popular entre a base republicana e pode aumentar o comparecimento dos eleitores de Trump. No entanto, sua rígida posição conservadora pode alienar alguns eleitores moderados.

Alguns apoiadores de Trump sugeriram a escolha de uma mulher ou pessoa negra como vice para expandir a base de apoio, que predominantemente consiste em homens brancos.

Vance é elogiado por importantes apoiadores de Trump, como Steve Bannon e Donald Trump Jr., por sua postura em política externa e barreiras comerciais. Ele também se destaca pela presença combativa nas redes sociais.

Ao optar por Vance, Trump descartou outros candidatos como os senadores Marco Rubio e Tim Scott, e o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum.

A trajetória de Vance na política é notável. Crescido em condições difíceis no sul de Ohio, ele serviu na Marinha, estudou direito em Yale e trabalhou como investidor em São Francisco. Tornou-se conhecido em 2016 com seu livro “Hillbilly Elegy”, que aborda a pobreza nos Apalaches.

Vance, que inicialmente criticou Trump chamando-o de “idiota” e “Hitler americano”, se transformou em um defensor fiel ao disputar uma vaga no Senado em 2022. Ele minimizou o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio e criticou a maneira como o Departamento de Justiça processou os manifestantes.