Vulcão em erupção causa mortes na Indonésia
A agência vulcanológica da Indonésia elevou o alerta para a área a seu nível mais elevado e pediu que moradores e turistas não realizem atividades em um raio de sete quilômetros ao redor da cratera
Ao menos 10 pessoas perderam a vida após uma forte erupção vulcânica na região leste da Indonésia. O trágico evento foi confirmado nesta segunda-feira (4) por Abdul Muhari, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes (BNPB). A erupção do Monte Lewotobi Laki-Laki, um vulcão de 1.703 metros na famosa ilha das Flores, lançou lava e uma espessa nuvem de cinzas sobre vilarejos próximos, obrigando os moradores a deixarem suas casas.
Em depoimento, Hermanus Mite, uma cabeleireira local, descreveu o momento aterrorizante: “Eu estava dormindo quando, de repente, a cama tremeu como se alguém estivesse batendo nela. Ao perceber a erupção, corri imediatamente.” Ela contou ainda que perdeu todos os seus pertences, pois sua casa foi invadida por chamas e pedras vulcânicas. As informações são da Agence France-Presse.
A agência de monitoramento vulcânico da Indonésia elevou o nível de alerta ao máximo e orientou que moradores e turistas evitem um raio de sete quilômetros ao redor do vulcão. Cinco vilarejos com milhares de pessoas foram evacuados para garantir a segurança da população. Casas de madeira foram destruídas pelo fogo, e a BNPB recomendou o uso de máscaras para evitar problemas respiratórios causados pela inalação de cinzas.