Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

Museu do Doce prepara diversas atividades para a comemoração do dia do Patrimônio

Uma programação diversificada que celebra a tradição doceira e a preservação do patrimônio cultural no Museu do Doce


Por Larissa Rodrigues Publicado 15/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (7)
Foto: Reprodução\Internet

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2024, é comemorado o dia do Patrimônio o Museu do Doce celebrará com uma série de atividades voltadas para todas as idades. O museu estará aberto das 10h às 18h. Oferecendo aos visitantes um caderno de atividades educativas criado especialmente para a ocasião. Crianças e adultos poderão participar de jogos como pife e memória, além de colorir a fachada do casarão e doces finos, na sala destinada à ação educativa.

No domingo, às 16h, será exibido o documentário “Castelo de Pedras Altas, um legado em meio ao pampa”. Este curta-metragem é resultado de uma colaboração entre o projeto Pampa Singular, liderado pelo professor João Iganci, e o projeto de conservação do acervo patrimonial do Castelo de Pedras Altas, coordenado pela professora Nóris Leal. O documentário destaca o trabalho de catalogação e preservação do acervo do castelo, bem como a pesquisa sobre plantas cultivadas pela família Assis Brasil na propriedade.

Além disso, diversas oficinas gratuitas serão realizadas, mediante inscrição prévia pelas redes sociais:

  • Sexta-feira, 16/08 às 14h: Oficina de crochê (auditório)
  • Sábado, 17/08 às 14h: Oficina de recorte e colagem (sala de música)
  • Sábado, 17/08 às 15h30: Oficina de crochê (auditório)
  • Sábado, 17/08 às 15h30: Oficina de pelotines (auditório)
  • Domingo, 18/08 às 10h: Oficina de pelotines (auditório)

A exposição “Cadernos de receitas: narrativas da tradição doceira” permanece em exibição nos quartos das meninas e dos meninos. A mostra exibe cadernos de receitas doados ao Museu ou emprestados temporariamente, juntamente com entrevistas em vídeo. O objetivo é revelar as histórias das mulheres que mantêm viva a tradição doceira, transmitida de geração em geração. Os visitantes também são convidados a compartilhar suas próprias receitas, contribuindo para a criação do Caderno Participativo de Receitas do Museu do Doce.