Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de setembro de 2024

Nas escolas, Prefeitura atua contra o trabalho infantil

Cerca de 60 alunos de nove a 12 anos da Emef Cecília Meireles assistiram à palestra de conscientização e prevenção


Por João Victor Fagundes Publicado 09/08/2024
Ouvir: 00:00
manha
Foto: João Pedro Macedo

A Prefeitura promoveu, nesta quinta-feira (8), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cecília Meireles. O programa é uma iniciativa do governo federal com objetivo de acelerar as medidas de prevenção contra o trabalho infantil de acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e da Carta de Constituição de Estratégias em Defesa da Proteção Integral dos Direitos e da Criança e do Adolescente.

Cerca de 60 alunos de nove a 12 anos participaram da programação, que contou com palestra ministrada em conjunto pela coordenadora do Centro Especializado em Assistência Social (Creas) I, Thais Falcão, pela assistente social Rosiele Sedres e pela psicóloga do Creas Osório, Viviane Casser. As profissionais abordaram temas como o ciclo vicioso da pobreza e como reconhecer o que é o trabalho infantil e seus perigos para o desenvolvimento da criança. Thais Falcão também falou sobre a importância do tema que vem sendo divulgado nas escolas em conjunto com as Secretarias de Educação e Desporto (Smed), e Assistência Social (SAS).

“É de grande relevância que a gente consiga multiplicar e passar essas informações para as crianças, porque elas são multiplicadoras de informação, levam a informação para casa e essas famílias são conscientizadas. A escola tem o papel de identificar, divulgar e mobilizar e com ações integradas ganhamos como sociedade”, afirmou.

Até o final de agosto, a programação prevê que a palestra seja ministrada em mais dez escolas, de duas a três vezes por semana. Outras três serão atendidasas no mês de setembro. No dia 4 de setembro, ocorre o evento no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo Karosso, com as 14 escolas e crianças já mobilizadas e sensibilizadas em relação à prevenção ao trabalho infantil.

Contatos para denúncia
No fim da palestra, foram divulgados às crianças os números de contato para denúncia em caso de trabalho infantil.
Secretaria de Assistência Social: (53) 3309-3600
Conselho Tutelar: (53) 3227-5613 ou 99118-1661
Disque Direitos Humanos: 100