Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de setembro de 2024

Novo Hospital Escola da UFPEL terá investimento de R$ 265 milhões

Em entrevista coletiva realizada na tarde da última quinta (11), foi confirmado que a previsão é de que as obras do novo HE comecem ainda em setembro deste ano


Por João Victor Fagundes Publicado 12/07/2024
Ouvir: 00:00
HE (1)
Foto; João Victor Fagundes / Clic Pelotas

Na tarde da última quinta-feira (11), Carolina Ziebell, superintendente do HE, e Isabela Andrade, reitora da UFPel, concederam entrevista coletiva a fim de fornecer informações sobre o projeto do novo Hospital Escola da UFPel e detalhar o processo licitatório da obra.

Projeto Licitatório
Na última segunda-feira (08) o projeto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), sendo que, a partir do dia 12 de agosto, as empresas já poderão concorrer às licitações. Ainda em setembro, os resultados serão divulgados, e, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá visitar Pelotas para realizar a assinatura do contrato. É estimado que em até 30 dias após a assinatura, as obras comecem.

Estrutura
O maior investimento da rede EBSERH irá contemplar um aumento de 40% nos leitos para atentimento disponíveis, visto que o número de leitos passará de 172 para 274. No Bloco 1, seis pavimentos habitados irão contemplar uma Unidade de Internação em Saúde Mental, uma sala de hemodiálise, sete novas salas cirúrgicas e 50 leitos de UTI.

No Bloco 2, que abrange os serviços ambulatoriais, como por exemplo, endoscopia, análises clínicas e centro de reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional), terá um novo auditório com capacidade para 150 pessoas.

Desejo antigo
Carolina Ziebell, superintendente do HE, afirma que “Estamos vivenciado um desejo de muito tempo da comunidade acadêmica, de Pelotas e região”, não escondendo a emoção de fazer parte do importante projeto, ela completa: “Esse projeto traz uma invoção para a região. A possibilidade de termos pesquisas no mesmo espaço onde estamos tendo a assistência é muito importante”.

Atualmente, cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no Hospital Escola, número este que será ampliado após a construção dos dois novos blocos, logo, gerando mais oportunidades de emprego na região.

Texto: João Victor Fagundes

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *