Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Novos sistemas do município de Pelotas são apresentados pela COINPEL

A diminuição da burocracia e uma maior facilidade para as secretarias atenderem as demandas da população são os maiores objetivos dos novos sistemas


Por Felipe Boettge Publicado 02/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (55)
Foto: Michel Corvello

Nesta sexta-feira (1), no Parque Tecnológico de Pelotas, a Companhia de Informática de Pelotas (COINPEL) apresentou os novos sistemas desenvolvidos pela empresa pública para agilizar, facilitar e integrar os processos burocráticos e de contato informacional entre as secretarias da prefeitura.

Os sistemas apresentados vão auxiliar em diversas áreas públicas, como a saúde, vacinação, educação, registro de imigrantes e muitas outras. Em todas, utilizando da tecnologia e dos investimentos feitos pela prefeitura para auxiliar nos processos, seja interno ou atendendo demandas da população.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Durante o evento, o Diretor Presidente do COINPEL, Fernando Martins, contou um pouco do funcionamento desses novos sistemas no “Estamos entregando sistemas para a população utilizar. Suponhamos que queiram fazer um evento na rua Marechal Deodor na sexta-feira, de tarde, um show de música, banda. Antigamente… Ainda ocorre assim, a pessoa ia na secretaria de Gestão da Cidade, Trânsito, depois ia na de Segurança Pública. Fazendo a via-sacra até ter todas as informações positivas ou não. O sistema projetado pela COINPEl, nos traz isso aí de uma maneira célere, a pessoa, de casa, vai fazer a solicitação e automaticamente as secretarias responsáveis receberão a demanda, vão se manifestar, respondem aquilo e a demanda tá pronta.”

Algo que foi ressaltado, é a natureza de um sistema como os apresentados. Eles nunca estão finalizados, mesmo após o início de sua utilização, seguirão sendo revisados e aprimorados para que os processos evitem qualquer falha ou desconexão. Sendo assim, nem todos já estarão em funcionamento de partida, já que dependem de alguns ajustes técnicos administrativos, por isso, eles só serão colocados no ar quando o secretário definir que estão administrativamente prontos.

Design sem nome (57)
Foto: Felipe Boettge

Quais são os próximos passos?

Durante o ato, também foram apresentados alguns dos sistemas em desenvolvimento para o futuro. Atingindo outras áreas e funções que hoje em dia ainda tem um processo lento, envolvendo uma série de protocolos ou que ajudariam a agilizar alguma demanda.

Alguns deles são:

  • SISCO – Sistema de Central de Óbitos
  • Protocolo Único e Expansão Projus
  • PJE
  • SIS 2.0 (Adicionando Remessas automáticas Correio x SIS 2.0 e Sistematização das avaliações nas UBS’s)
  • Sistema de Escalas e Ponto de georeferenciamento na Guarda Municipal

Na área da educação, existe uma série de novidades que devem aparecer em um futuro no Portal da Educação, como:

  • Portal do Aluno e Responsável (Idealizado para uma maior contato e informações sobre a vida escolar dos alunos)
  • Boletins Digitais (2º Semestre)
  • Sistema de Inscrição e Classificação
  • Pré-matrícula digital nas escolas
  • Portal do Professor
  • Projeto Imuniza Pelotas