Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Concretagem do bloco de fundação da ponte Wilson Mattos Branco tem início previsto para sábado em Rio Grande

Com início previsto para sábado, concretagem da fundação da ponte Wilson Mattos Branco é crucial para garantir a estabilidade da estrutura e dar continuidade às obras de recuperação


Por Redação Clic Pelotas Publicado 15/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-15T160300.866
Foto: Divulgação

A concretagem de um dos blocos de fundação da ponte Wilson Mattos Branco, importante via de ligação entre a Ilha dos Marinheiros e as demais regiões de Rio Grande, está programada para começar neste sábado (18). A informação foi confirmada pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), com a titular da pasta, Giovana Trindade, destacando que, embora o cronograma esteja definido, o início da obra pode ser ajustado dependendo das condições climáticas.

A ponte está interditada desde maio de 2024, e ao longo deste período, diversas intervenções foram realizadas para garantir a estabilidade da estrutura, como a dragagem ao redor da fundação. A concretagem, que foi incluída posteriormente ao contrato inicial, tem um custo estimado de R$ 304 mil. A medida foi necessária após o afundamento de 80 cm da estrutura, um problema crítico que demandou ações urgentes para preservar a segurança da ponte e possibilitar a continuidade das obras de recuperação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A execução da concretagem será realizada por uma equipe especializada de mergulhadores. Eles irão posicionar caixas metálicas no fundo do leito do rio, que receberão o concreto lançado por bombas e conduções específicas. Esse concreto foi formulado para garantir a aderência ao bloco e, ao mesmo tempo, expulsar a água das caixas, criando uma fundação sólida mesmo em ambiente subaquático.

A Prefeitura de Rio Grande reforça que, durante a concretagem, a ponte ficará fora de operação para trânsito de veículos e pedestres, mas os serviços de balsa seguirão normalmente, sem afetar a travessia de moradores e turistas que utilizam o transporte aquaviário.