Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Pelotas atualiza situação das obras na cidade

Projetos em execução tratam de requalificação viária, ciclovias/ciclofaixas, praças, quadra, prédio e loteamentos


Por Redação Publicado 05/02/2025
Ouvir: 00:00
87c05fd097152390c5ac70d43ac1a694b2a8d4ad
Obras contemplam diversas áreas da cidade – Foto: Volmer Perez

Pelotas conta, atualmente, com obras públicas em andamento – muitas em fase de conclusão –, em diversas áreas da cidade. Sob responsabilidade da Prefeitura, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), os projetos em execução por empresas licitadas envolvem requalificação viária, ciclovias/ciclofaixas, praças, quadra, prédio e loteamento. 

Entre as avenidas em obras, a Ferreira Viana, bairro Areal, deverá ser concluída na primeira quinzena de fevereiro. Para a semana que vem, está prevista retomada da pintura dos eixos da via e instalação de tachas e tachinhas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A avenida Cidade de Lisboa, Fragata, aguarda intervenções de acessibilidade do trecho antigo, concretagem de partes no passeio público e sinalização, que depende do tempo estável para ser efetuada. Na Herbert Hadler, também no Fragata, falta apenas a instalação de tachas e tachinhas e a pintura de faixa de travessia de pedestres para conclusão da obra.

Trechos de três ciclovias/ciclofaixas, localizados nas avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira, Fernando Osório e no Laranjal, com obras contratadas no mesmo pacote da avenida Herbert Hadler, encontram-se na fase da sinalização.

A avenida Fernando Osório, Três Vendas, conta com trechos que recebem fresagem e recomposição do pavimento, além de outros com escavações, reforço do subleito e pavimentação asfáltica.

Na região do São Gonçalo, a Estrada do Engenho recebe obras de meios-fios e sarjetas de drenagem, além de ajustes finais na pavimentação para ingresso na etapa de sinalização viária.

Praças, quadras e loteamentos

As obras de requalificação da praça Ronna, na Vila Princesa, já atingiram 85% do projeto, faltando a recuperação do mobiliário existente e a instalação de luminárias. A revitalização da praça Aratiba, no Balneário dos Prazeres, Laranjal, ainda não começou e, de acordo com previsão da Seplag, deve iniciar nas próximas semanas.

A quadra da Associação dos Moradores da Guabiroba conta com 40% do projeto de requalificação já executado. Falta toda a parte elétrica para ligação dos refletores. 

O loteamento Farroupilha, no bairro Fragata, passa por execução de passeios públicos em concreto na rua Adalberto Guerra Duval e pavimentação da travessa Dois da rua Dom Luiz de Nadal com blocos intertravados de concreto.

As obras do Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas

O maior investimento público em andamento, a construção do Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas, à avenida Bento Gonçalves, 4.590, Centro, demandando aproximadamente R$ 60 milhões, com origem dos recursos no programa Avançar RS, do governo do Estado, e contrapartida municipal, encontra-se com 74% das obras executadas.

Segundo a Seplag, as etapas em andamento nas obras do futuro hospital são de impermeabilização, pavimentação externa, revestimentos, esquadrias, pinturas, instalações hidrossanitárias, de combate a incêndio, elétricas, de gás medicinal, de climatização, de equipamentos sanitários, sistema de gás, além do paisagismo e elevadores. Há previsão de conclusão ainda neste semestre.

Por Asessoria de Imprensa

Leia também:

Campanha da SAS Arrecada Material Escolar para Criança

Juventude x Grêmio: prováveis escalações, onde assistir e arbitragem