Prefeitura de Pelotas atualiza situação das obras na cidade
Projetos em execução tratam de requalificação viária, ciclovias/ciclofaixas, praças, quadra, prédio e loteamentos
Pelotas conta, atualmente, com obras públicas em andamento – muitas em fase de conclusão –, em diversas áreas da cidade. Sob responsabilidade da Prefeitura, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), os projetos em execução por empresas licitadas envolvem requalificação viária, ciclovias/ciclofaixas, praças, quadra, prédio e loteamento.
Entre as avenidas em obras, a Ferreira Viana, bairro Areal, deverá ser concluída na primeira quinzena de fevereiro. Para a semana que vem, está prevista retomada da pintura dos eixos da via e instalação de tachas e tachinhas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A avenida Cidade de Lisboa, Fragata, aguarda intervenções de acessibilidade do trecho antigo, concretagem de partes no passeio público e sinalização, que depende do tempo estável para ser efetuada. Na Herbert Hadler, também no Fragata, falta apenas a instalação de tachas e tachinhas e a pintura de faixa de travessia de pedestres para conclusão da obra.
Trechos de três ciclovias/ciclofaixas, localizados nas avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira, Fernando Osório e no Laranjal, com obras contratadas no mesmo pacote da avenida Herbert Hadler, encontram-se na fase da sinalização.
A avenida Fernando Osório, Três Vendas, conta com trechos que recebem fresagem e recomposição do pavimento, além de outros com escavações, reforço do subleito e pavimentação asfáltica.
Na região do São Gonçalo, a Estrada do Engenho recebe obras de meios-fios e sarjetas de drenagem, além de ajustes finais na pavimentação para ingresso na etapa de sinalização viária.
Praças, quadras e loteamentos
As obras de requalificação da praça Ronna, na Vila Princesa, já atingiram 85% do projeto, faltando a recuperação do mobiliário existente e a instalação de luminárias. A revitalização da praça Aratiba, no Balneário dos Prazeres, Laranjal, ainda não começou e, de acordo com previsão da Seplag, deve iniciar nas próximas semanas.
A quadra da Associação dos Moradores da Guabiroba conta com 40% do projeto de requalificação já executado. Falta toda a parte elétrica para ligação dos refletores.
O loteamento Farroupilha, no bairro Fragata, passa por execução de passeios públicos em concreto na rua Adalberto Guerra Duval e pavimentação da travessa Dois da rua Dom Luiz de Nadal com blocos intertravados de concreto.
As obras do Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas
O maior investimento público em andamento, a construção do Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas, à avenida Bento Gonçalves, 4.590, Centro, demandando aproximadamente R$ 60 milhões, com origem dos recursos no programa Avançar RS, do governo do Estado, e contrapartida municipal, encontra-se com 74% das obras executadas.
Segundo a Seplag, as etapas em andamento nas obras do futuro hospital são de impermeabilização, pavimentação externa, revestimentos, esquadrias, pinturas, instalações hidrossanitárias, de combate a incêndio, elétricas, de gás medicinal, de climatização, de equipamentos sanitários, sistema de gás, além do paisagismo e elevadores. Há previsão de conclusão ainda neste semestre.
Por Asessoria de Imprensa
Leia também:
Campanha da SAS Arrecada Material Escolar para Criança
Juventude x Grêmio: prováveis escalações, onde assistir e arbitragem