Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

08 de janeiro de 2025

Prefeitura inicia manutenção nos veículos escolares do município

Cerca de 25 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, serão levados para vistoria técnica e consertos a fim de estarem disponíveis para o início do ano letivo


Por Redação Clic Pelotas Publicado 07/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-07T152405.308
Foto: João Pedro Macedo

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), inicia a partir desta segunda-feira (7), a manutenção dos veículos escolares do município que atendem a rede municipal e estadual de ensino da zona rural. Cerca de 25 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, serão levados para vistoria técnica e consertos a fim de estarem disponíveis para o início do ano letivo, que ocorre dia 10 de fevereiro nas escolas da zona rural, e 17 de fevereiro nas escolas da zona urbana. A manutenção tem investimento de cerca de R$120 mil, via Salário Educação.

O titular da pasta, Mauro Del Pino, falou sobre a importância da manutenção dos veículos, que têm a função de transportar os alunos da zona rural e crianças que precisam de recursos com acessibilidade, às escolas. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

“A qualidade do transporte escolar nos permite garantir o acesso das crianças à escola com segurança, gerando tranquilidade aos responsáveis e o direito de estudar aos alunos que utilizam deste meio. Essa é uma das nossas prioridades”, disse o secretário. 

O aperfeiçoamento dos veículos escolares do município é necessário para que tenham a autorização de transporte escolar, documento obrigatório para a circulação de veículos escolares, viabilizado pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran). Conforme o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos devem passar por inspeção semestralmente em empresa credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Após a vistoria, é realizada a manutenção para a emissão do laudo técnico e obtenção da autorização.

Leia também:

Novos secretários e diretores são anunciados por Fernando Marroni

Prazo para justificar ausência nas eleições municipais termina nesta terça-feira